Vereadora alerta sobre jogos de incentivo à automutilação e à morte de adolescentes

por Clarisse Oliveira — publicado 17/04/2017 21h00, última modificação 16/07/2019 11h42
Eliza Virgínia (PSDB) ressaltou, nesta terça-feira (18), que pais e mães devem ficar atentos ao comportamento dos filhos

A vereadora Eliza Virgínia (PSDB) usou seu pronunciamento nesta terça-feira (18), na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), para alertar pais e mães sobre jogos de incentivos à automutilação e ao suicídio de jovens e adolescentes.

Eliza Virgínia exibiu uma reportagem de TV que explica o jogo “desafio da Baleia Azul”, disseminado em grupos pela internet. Nele, segundo a matéria, pessoas são desafiadas a fazer cortes no corpo e, ao final, tentar suicídio.

A vereadora informou que, desde a última terça-feira (11), o setor de inteligência da Polícia Militar da Paraíba está apurando denúncias de que alunos de uma escola da Zona Sul da Capital estariam participando do grupo e já teriam realizado “tarefas” de automutilação.

 

“Esse jogo está tomando grandes proporções. Jovens estão criando grupos e encorajando outros a se automutilarem. Os pais precisam estar muito atentos a seus filhos, com quem estão saindo e do que estão brincando”, alertou a vereadora, lembrando de um projeto do senador Ciro Nogueira (PP), que torna crime o ato de induzir crianças e adolescentes à automutilação, devido o crescimento dos jogos desse tipo no Brasil.

A parlamentar informou, ainda, que está elaborando um Projeto de Lei sobre a prevenção da automutilação e suicídio nas escolas da Capital.

Os vereadores Eduardo Carneiro (PRTB), Marcos Henriques (PT) e Bosquinho (PSC) ratificaram o alerta trazido por Eliza Virgínia. “O mundo virtual oferece muitas armadilhas em vários pontos que fogem do nosso controle. Por isso a preocupação da vereadora é de extrema importância. Me acosto ao alerta e parabenizo pelo tema abordado”, afirmou Marcos Henriques.