Vereadora apresenta Voto de Aplausos à figurinista que denunciou ator por assédio sexual

por Haryson Alves — publicado 04/04/2017 21h00, última modificação 02/07/2019 11h19
Sandra Marrocos (PSB) parabenizou a atitude da mulher que teve coragem de reinvidicar justiça em ambiente de trabalho

A vereadora Sandra Marrocos (PSB) apresentou Voto de Aplausos à figurinista Susllem Meneguzzi Tonani, da Rede Globo de Televisão, que denunciou o ator José Mayer por assédio e abuso sexual. A parlamentar leu, na tribuna da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), durante a sessão ordinária desta quarta-feira (5), o relato da profissional, que foi divulgado no blog #AgoraÉQueSãoElas, da Folha de São Paulo, na última sexta-feira (31).

“Direciono meu discurso para as mulheres, por sua coragem, sensatez, ousadia, desejo de sempre ir além e de lidar com os próprios medos”, iniciou sua fala, Sandra Marrocos, antes de ler a confissão de Susllem Meneguzzi, na qual revelou sofrer abuso e assédio num período de oito meses nos bastidores da novela “A Lei do Amor”.

Emocionada ao finalizar a leitura do depoimento, Sandra Marrocos enfatizou: “Eu me senti agredida também. Uma mulher em seu espaço de trabalho ser tratada de tal forma, como contou Susllem Meneguzzi, é inadmissível. Não me calarei, pois sou senhora de minhas vontades, completamente livre e a favor da liberdade para todas as mulheres”. E completou:

[citacao] Não confundam nossas saias curtas e decotes com oferecimento aos homens. Mulheres devem ser conquistadas e não são objetos. Sou feminista no meu fazer público, e nunca confundi liberdade com libertinagem [/citacao]

Em aparte, Marcos Henriques (PT) destacou que “é devido a posturas como a de Sandra Marrocos que as mulheres têm conseguido avançar na validação de seus direitos”. “Ficamos bestificados por ações motivadas por falta de educação ou a distorção do entendimento do que seria um galanteio ou elogio a uma mulher. Vemos uma situação tão tosca, que coloca a mulher como um objeto. Não é desonra nenhuma qualquer mulher receber elogios, mas isso deve ser feito de forma diferente e respeitosa”, complementou Helton Renê (PC do B).

Bruno Farias (PPS) se solidarizou com as mulheres e reconheceu o tamanho da agressividade do que aconteceu com a figurinista. “Vemos que, ao se emocionar, Sandra Marrocos se sente dilacerada com a agressão sofrida por essa mulher. A dignidade de Susllem Meneguzzi foi ferida brutalmente pelo ator José Mayer. Registro o comportamento digno de aplauso da Globo, que não escondeu o caso 'embaixo do tapete', suspendendo o ator, que é um produto de ouro no elenco da emissora”, aparteou o socialista.