Vereadora assume titularidade da vereança e 2º suplente é convocado

por Clarisse Oliveira — publicado 10/10/2019 14h10, última modificação 10/10/2019 14h19
Colaboradores: Fotos: Olenildo Nascimento
Helena Holanda (PP) assumiu a titularidade do cargo durante a sessão ordinária desta quinta-feira (10). Ela ocupa a vaga deixada por Eduardo Carneiro, hoje deputado estadual

Helena Holanda (PP) assumiu a titularidade do cargo de vereadora na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), durante a sessão ordinária desta quinta-feira (10), em virtude de decisão judicial liminar proferida pelo juiz Gutemberg Gomes Lacerda, do 2º Juizado Auxiliar da Fazenda Pública. A parlamentar ocupa a vaga deixada por Eduardo Carneiro, que assumiu a titularidade como deputado estadual na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB). Na ocasião, ainda foi convocado para ocupar a suplência deixada pela vereadora, o segundo suplente da coligação, Evandro Sérgio de Azevedo Araújo (Solidariedade).

Helena Holanda lembrou que já está na Casa há três anos e garantiu que vai continuar trabalhando pelas pessoas da cidade. “Hoje estou dando um grande voo, mas foi do chão que saí. Nada vai mudar em mim, continuarei com todo trabalho e força, lutando pelo direito das pessoas. Todos aqui fazemos o melhor para João Pessoa, é nossa obrigação. Aqui é uma passagem, devemos aproveitar esse momento para servir ao outro”, afirmou.

A vereadora ainda agradeceu às pessoas que contribuíram e contribuem com o seu trabalho. “Agradeço ao vereador licenciado Durval Ferreira e ao prefeito Luciano Cartaxo; aos vereadores que sempre tiveram ao meu lado; gostaria de dizer obrigada a Deus; aos meus amados advogados; a minha família, meu porto seguro; ao meu gabinete, meus assessores fiéis. Muito obrigada! Que eu faça mais pelas pessoas nessa nova fase da minha vida”, salientou.

As vereadoras Sandra Marrocos (PSB), Eliza Virgínia (PP) e Raíssa Lacerda (PSD) e os vereadores Tibério Limeira (PSB), Lucas de Brito (PV), Humberto Pontes (Avante), Carlão (DC), Leo Bezerra (PSB), Bosquinho (PSC) e Bispo José Luiz (PRB) elogiaram a postura e a atividade parlamentar de Helena Holanda, principalmente em defesa dos idosos e das pessoas com deficiência.

“Nós já a parabenizamos quando ela tomou posse em 2017. Foi um ganho muito grande para a Câmara, pela pauta e história que a vereadora traz. Tenho certeza que a cidade saberá reconhecer o papel, o trabalho e o legado de Vossa Excelência, e também tenho certeza de que nossos pares estão muito felizes com esse momento, depois de uma decisão justa e merecida por parte da Justiça de nosso estado. A vaga é da senhora. A cidade merece, a Câmara aplaude e nós ficamos muito felizes por poder dar posse a Vossa Excelência como vereadora titular dessa Casa”, avaliou Tibério Limeira.

O vereador Carlão destacou o ato jurídico que deu a titularidade no cargo à vereadora e a afinidade política entre os dois. “Vereadora Helena Holanda, o brilho da alma de Vossa Excelência transcendeu e foi até os sábios advogados, fazendo justiça. Indiscutivelmente as suas bandeiras e ações ficam mais fortes. Tenha de mim, como sempre teve, as minhas orações e o meu esforço em defender aquilo que Vossa Excelência acredita, porque sua fala, seu sentimento e seu desejo é de uma João Pessoa melhor, e esse sentimento também é o nosso”, enfatizou.

“Você foi eleita por suas bandeiras, por ser destaque e por ser um ícone naquilo que você faz, que é a defesa das pessoas com deficiência. É uma das pessoas com as quais eu aprendi a trabalhar, porque não tem 'mimimi' com os deficientes. Vendo você falar eu aprendo a tratar melhor essas pessoas, que não precisam de pena, precisam de direitos e que seus direitos sejam ouvidos. Deus abençoe e seja bem-vinda”, desejou Eliza Virgínia.

A vereadora Sandra Marrocos ressaltou a representatividade feminina na CMJP e o afeto que tem por Helena Holanda. “Queria dizer do meu contentamento pelo fato da senhora, que tem trazido equilíbrio e afetividade para esta Casa, além da pauta da pessoa com deficiência, estar assumindo essa vaga. Hoje somos quatro vereadoras, cada uma com sua identidade e diversidade. Estou profundamente feliz por ter você, gratidão por sua existência, muito obrigada por ter tornado meu caminhar e das mulheres em geral muito mais leve. A senhora derrubou barreiras e tem o meu amor e gratidão por fazer da sua existência um canal de transformação na vida de tanta gente e, de forma especial, na vida das pessoas com deficiência”, declarou.

Para o vereador Leo Bezerra, Helena Holanda sempre se posiciona de maneira forte em relação às suas bandeiras, mas sem abrir mão do amor. “Quando se trabalha com amor, se trabalha de forma diferente. Vossa Excelência chegou a esta Casa e, mesmo na condição de suplente, sempre se mostrou aguerrida e guerreira em todas as suas bandeiras de luta. Tenho certeza de que vai continuar desempenhando seu papel com muita maestria”, destacou.

“Helena Holanda é uma mulher que trabalha há 40 anos com pessoas com deficiência. Gostaria de parabenizar a vereadora e sua equipe. A senhora é uma mulher de luz, que propaga amor. O maior mandamento de Jesus é 'Amar ao próximo como a ti mesmo' e Vossa Excelência faz isso com maestria. Rogo a Deus que te abençoe grandemente, que o Divino Espírito Santo do Senhor continue te dando sabedoria e discernimento”, desejou Raíssa Lacerda.