Vereadora cobra de estabelecimentos que cumpram a lei da inclusão
A falta de acessibilidade e de ações que melhorem a vida das pessoas com deficiência física foram os assuntos tratados pela vereadora Helena Holanda (PP), durante seu pronunciamento na sessão desta terça-feira (6), na tribuna da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP). Ela cobrou que comerciantes, direção de hospitais, proprietários de bares, restaurantes e lojas na Capital cumpram com a lei da inclusão e adequem seus empreendimentos com equipamentos necessários para atender pessoas com deficiência e idosos.
Helena Holanda informou, na tribuna, que solicitou do Ministério Público da Paraíba (MPPB) que tome as providências cabíveis para que a legislação seja obedecida e aplicada. “Na semana passada, foram registrados vários casos de desrespeito com pessoas com deficiência em lojas na rua Duque de Caxias, no Centro da cidade. Um cadeirante não pôde ter acesso a uma loja porque não havia uma rampa. Foram buscar a rampa num depósito em frente”, contou ela.
A parlamentar revelou que no final de semana, teve que cobrar de uma lanchonete na orla marítima da Capital a aplicação da lei, que obriga, entre outras coisas, que um empreendimento comercial deve ter um caixa preferencial só para pessoas com deficiência. “No final de semana, também flagrei um cadeirante enfrentando uma fila enorme numa lanchonete. Tive que intervir para que o cadeirante fosse atendido como prioridade”, informou.
“Essa País precisa respeitar as leis. O ser humano tem que ser tratado como ser humano. A pessoas precisam se sensibilizar e se colocar no lugar das outras”, argumentou Holanda, que foi aparteada pelos vereadores Tibério Limeira (PSB) e Eliza Virgínia (PP).
Apartes
A vereadora Eliza disse que sempre vem apresentando requerimentos para que as ruas e avenidas sejam calçadas e adequadas para atender as pessoas com dificuldades de mobilidade. Ela propôs, inclusive, uma união dos parlamentares para que o Poder Público tenha uma atenção especial a esse segmento.
Já o vereador Tibério ressaltou que as pessoas estão perdendo a capacidade de se colocarem no lugar das outras. O socialista considerou que a fala e atuação de Helena são importantes para tentar mudar essa realidade. .