Vereadora cobra esclarecimentos sobre más condições de trabalho em coleta de lixo de JP

por Clarisse Oliveira — publicado 17/10/2019 14h00, última modificação 17/10/2019 15h53
Colaboradores: Fotos: Olenildo Nascimento
Na sessão desta quinta-feira (17), Sandra Marrocos (PSB) abordou requerimentos de sua autoria enviados ao Executivo Municipal

A vereadora Sandra Marrocos (PSB) cobrou esclarecimentos da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) sobre más condições de trabalho de profissionais que atuam na coleta de lixo nos bairros Jardim Luna e Brisamar. O assunto foi tema de pronunciamento da parlamentar durante a sessão desta quinta-feira (17), na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP). A demanda foi formalizada por meio de requerimento de sua autoria encaminhada ao Executivo Municipal.

De acordo com a parlamentar, o caso chegou a seu mandato por meio de denúncia de moradora do bairro Jardim Luna, que mandou foto de como a limpeza urbana da rua onde mora está sendo feita. “A coleta está sendo realizada de forma desumana, sem as condições de trabalho adequadas para os trabalhadores e trabalhadoras que exercem esta função diariamente, através de um caminhão aberto e sem uso de Equipamento de Proteção Individual (EPI)”, justificou Sandra Marrocos. Ela ainda acrescentou que vai ao bairro conversar com os moradores e pretende formar uma comissão para ir à Prefeitura dialogar sobre o assunto.

Outros Requerimentos

A vereadora também solicitou à PMJP a pavimentação da rua Wilson Flávio Moreira Coutinho, localizada no Jardim Cidade Universitária – Bancários, e a implantação do “Programa LED das Ruas” em toda extensão da Avenida Nego, localizada no Bairro de Tambaú.

“Faço uma oposição cuidadosa. Quando o prefeito solicitou abertura de crédito para que as lâmpadas da cidade fossem substituídas pelas de LED, fui a favor, e não faria política de qualidade se não reconhecesse esse trabalho. Sou pela população da cidade. Nesse programa, a Prefeitura teve um olhar social e começou por bairros como Alto do Mateus e Costa e Silva. Já solicitei a implantação no Castelo Branco, e hoje peço no bairro de Tambaú”, declarou.

Voto de Aplauso

Sandra Marrocos também apresentou um Voto de Aplauso à jogadora de futebol Joyce Andrade Simão da Silva pela convocação para a Seleção Brasileira Feminina SUB17. “Joyce é uma menina de 15 anos cheia de sonhos e de vontade de ir além. Não é fácil mulheres adentrarem no futebol de campo. Ela é merecedora de aplauso e homenagens”, afirmou a vereadora, salientando que elaborou emenda direcionada ao futebol feminino na cidade. “O futebol feminino precisa acontecer em João Pessoa”, enfatizou.

Financiamento Público de Campanha

Em seu pronunciamento, a vereadora ainda defendeu o financiamento público de campanha. “O financiamento público de campanha é fundamental para que as mulheres cheguem aos espaços de poder. É lei, e fruto da nossa luta e vitória. Fui candidata a deputada estadual e tive mais de 20 mil votos. Lutarei com todas as minhas forças para que as mulheres tenham empoderamento e condições de se candidatar”, opinou a parlamentar.