Vereadora cobra respeito a quem tem direito de preferência em filas
A vereadora Helena Holanda (PP) cobrou o cumprimento das filas preferenciais em ônibus e estabelecimentos da Capital com caixas, como shoppings, supermercados e bancos. O assunto foi tema de discurso na sessão ordinária desta manhã de quarta-feira (2), na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP).
Na ocasião, a parlamentar lembrou que a Lei Federal 10.048, de 8 de novembro de 2000, diz que todos os estabelecimentos deverão ter placa informativa e filas especiais para dar atendimento aos beneficiários, a exemplo de idosos, pessoas com dificuldade de locomoção, deficientes, grávidas, lactantes, pessoas com criança de colo e obesos.
Helena Holanda informou ainda que uma emenda à Lei 10.048 diz que não é necessário pôr a placa de preferência nas filas, caso em que transforma todos os caixas do estabelecimento em preferenciais.
“Desta forma, as pessoas que têm o direito preferencial devem se acomodar à frente da fila comum, assim, os caixas atendem revezando o atendimento, ou seja, um da fila comum e depois um da preferencial. Nestes casos, acumulam-se pessoas em ambas as filas. Isso tem ocasionado descontentamentos e brigas aqui na Capital. Presenciei, neste fim de semana, tanto em shoppings quanto em supermercados, esse desconforto, e tive que intervir”, relatou a parlamentar.
Helena Holanda alertou para a situação como uma questão de consciência e de respeito aos outros, de se colocar no lugar de seu semelhante. “Sabemos que em nossa cidade há muitos deficientes e pessoas com direito a atendimento em fila preferencial. Peço que os centros comerciais, bancos e estabelecimentos com caixa atentem para este direito. Coloquem placas para que não haja conflitos e evitem-se brigas”, apelou.
Sem energia elétrica a partir das 18h
Aproveitando o ensejo, Helena Holanda ainda pediu ao Governo do Estado um olhar diferente para a iluminação da pista de atletismo da Vila Olímpica Parahyba. “Neste último fim de semana, uma competição de nível nacional teve que ser adiada e transferida para a pista de atletismo da UFPB por causa da iluminação, que foi interrompida após às 18h. Peço que haja compreensão para com as pessoas que necessitam realizar treinamentos e competições após esse horário”, solicitou a vereadora.