Vereadora comemora aprovação do programa 'Mamãe Coruja'

por Clarisse Oliveira publicado 19/09/2019 15h41, última modificação 19/09/2019 15h41
Colaboradores: Fotos: Olenildo Nascimento
Matéria da vereadora Sandra Marrocos (PSB) prevê o atendimento à primeira infância no período da noite

Durante pronunciamento nesta quinta-feira (19), a vereadora Sandra Marrocos (PSB) comemorou a aprovação de projeto, de sua autoria, que prevê a implantação de creche noturna, chamada de programa ‘Mamãe Coruja’. A aprovação aconteceu na votação da última quarta-feira (18), na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP).

“Gostaria de agradecer aos vereadores e vereadoras que ontem, por unanimidade, votaram e aprovaram um projeto que fortalece a política da primeira infância, e cria condições para que mães, pais e responsáveis possam trabalhar à noite e ter um espaço para deixar suas crianças com tranquilidade”, destacou a parlamentar. Sandra também salientou que o projeto favorece trabalhadores da área de segurança, enfermagem e também de shoppings centers, por exemplo.

A parlamentar explicou que o programa vai utilizar a estrutura já existente no Município, e deve se expandir aos poucos. “Não é uma imposição de uma rede 100%, mas que vá se adequando”, esclareceu. Ela ressaltou ainda que o público-alvo são crianças de seis meses a cinco anos e 11 meses incompletos, e que o programa não substitui a escolarização. “As crianças a partir dos quatro precisam estar matriculadas no período da manhã ou da tarde, que, somado com o período no programa 'Mamãe Coruja', e não podem ultrapassar 10h”, completou.

Os vereadores Carlão (DC) e João Almeida (Solidariedade) destacaram a importância da aprovação e da realização desse projeto. “Esse projeto vai além. Existe a realidade das mães que precisam dividir seus salários com vizinhas para cuidarem dos filhos, mas tem aquelas que não têm o que dividir, mas precisam trabalhar. Vemos crianças carbonizadas por ficarem sozinhas em casa por necessidade, pois entre a fome e o cuidado, a mãe opta por matar a fome da criança. Esse talvez seja o melhor projeto que a gente tenha tido aqui nesta Casa”, avaliou João Almeida.