Vereadora comemora inclusão de remédio de alto custo no SUS para tratamento de pacientes com metástase
A vereadora Helena Holanda (PP) comemorou, na manhã desta quarta-feira (9), a inclusão na lista de medicamentos fornecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) do remédio trastuzumabe, usado para tratamento do câncer. A parlamentar destacou que esta é uma vitória, pois o medicamento custa R$ 10 mil e só era fornecido para pacientes sem metástase.
“O medicamento distribuído vai melhorar a qualidade de vida do paciente com câncer. Esse remédio produz o estacionamento da patologia, dobrando assim o tempo de vida das pessoas com metástase. Até então esse remédio era fornecido apenas para pessoas que não tinham metástase”, explicou a vereadora, afirmando que o SUS tem 180 dias para fornecer o medicamento.
Em seu pronunciamento, a parlamentar ainda se manifestou contra todas as formas de preconceito. Todas as pessoas merecem respeito independente de cor, gênero ou orientação sexual. O preconceito tem que acabar. Ou ao menos lutar pela disseminação de informações para a conscientização das pessoas de que o preconceito não acrescenta nada”, defendeu.