Vereadora critica proposta que modifica acordo entre a Secretaria do Estado e o colégio Sesquicentenário

por Clarisse Oliveira — publicado 22/10/2018 22h00, última modificação 01/07/2019 16h16
Eliza Virgínia (PSDB) ainda divulgou a realização de uma Audiência Pública, nesta quinta-feira (25), para debater a Região Metropolitana de João Pessoa

A vereadora Eliza Virgínia (PSDB) usou a tribuna da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), na sessão da manhã desta terça-feira (23), para criticar acordo proposto pela Secretaria Estadual da Educação ao Centro Estadual Experimental de Ensino-Aprendizagem Sesquicentenário. Para a parlamentar, o colégio, que tem os melhores números do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) da Paraíba, pode mudar a forma de funcionamento.

De acordo com Eliza Virgínia, o Sesquicentenário foi criado em 1993 e funciona com participação cooperativa, a partir de um acordo com a Secretaria de Estado da Educação. “O ‘Sesqui’ não deixa de ser uma entidade pública do Estado, mas pode promover ações para a melhoria do ensino público, como manter projetos pedagógicos ou manter gratificação de profissionais, com ajuda do arrecadado com a cantina e livraria do colégio”, explicou.

A vereadora informou que esse acordo é avaliado a cada quatro anos e também prevê a reserva de 40% das vagas destinadas a filhos de associados, que também pagam para viabilizar o funcionamento da escola. Segundo Eliza Virgínia, a Secretaria propôs a alteração do acordo que vinha sendo renovado.

“Eles querem a mudança do nome da escola para Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Sesquicentenário; a diminuição da reserva de vagas para 20%; mudança na aquisição de material; deixar de ser um centro experimental; fechamento da cantina e livraria”, elencou a parlamentar completando: “Essa proposta é para terminar com o atual projeto? A forma que está sendo proposta impossibilita a continuação do projeto que vem trazendo resultados satisfatórios”, criticou.

Audiência Pública

Eliza Virgínia ainda convidou a população de João Pessoa e das cidades circunvizinhas para Audiência Pública na próxima quinta-feira (25), a fim de debater a situação socioeconômica dos municípios da Região Metropolitana de João Pessoa, bem como as perspectivas e oportunidades futuras. O evento está previsto para acontecer às 14h, no Plenário Senado Humberto Lucena.