Vereadora defende investimento em políticas públicas para as mulheres

por Clarisse Oliveira — publicado 09/10/2018 21h00, última modificação 02/07/2019 10h46
Na Tribuna da CMJP, Sandra Marrocos (PSB) afirmou que não pode haver redução no orçamento da pasta municipal para o próximo ano

A vereadora Sandra Marrocos (PSB) defendeu investimento em políticas públicas para as mulheres durante pronunciamento na sessão desta quarta-feira (10), da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP). Segundo a parlamentar, no Projeto de Lei Orçamentária Anual (2019) a secretaria voltada para esse tema teve uma redução de 75% nos recursos quando comparado com os recursos de 2018.

“A Secretaria Especial de Políticas Públicas para as Mulheres teve uma redução de 75% na dotação orçamentária prevista para 2019. Na LOA passada, tivemos um orçamento de R$ 6 milhões, que já não nos representavam o bastante. Agora o prefeito da Capital reduziu esse número para R$ 1,5 milhão”, declarou a parlamentar comparando os documentos.

Sandra Marrocos destacou que a violência obstetra ainda é uma realidade em João Pessoa. Ela sugeriu a apresentação de uma emenda de bancadas (situação e oposição) para que triplicasse o orçamento da pasta, alcançando, assim, o número que previsto na LOA de 2018.

Apartes

A vereadora Raíssa Lacerda (PSD) e os vereadores Bruno Farias (PPS), Marcos Henriques (PT) e Leo Bezerra (PSB) concordaram com o pronunciamento da parlamentar. “Cerca de 60 mil são estupradas durante o ano, 62 mil mulheres assassinadas, muitas vezes jovens e negras. Não podemos conceber uma diminuição no orçamento em um momento em que se deve elevar”, afirmou Bruno Farias.

Líder diz que não há decréscimo

Já o líder da situação na Casa, vereador Milanez Neto (PTB), afirmou que entrou em contato com a secretária municipal de Planejamento, Daniela Bandeira. Segundo o vereador, ela informou números diferentes. “Ano passado, o investimento previsto foi de R$ 1,6 milhão, sendo R$ 1,1 milhão executado. Não teve decréscimo”, declarou o líder.