Vereadora denuncia falta de médico e dipirona em USFs

por Haryson Alves — publicado 01/10/2018 21h00, última modificação 02/07/2019 11h33
Segundo Raíssa Lacerda (PSD), população do Bairro dos Novaes, Bairro das Indústrias, Esplanada, Roger, Bancários e Centro sofrem com o problema

A vereadora Raíssa Lacerda (PSD) criticou a falta de médicos e medicamentos em Unidades de Saúde da Família (USF) de, pelo menos, cinco bairros da Capital. Durante sua fala, em tribuna, na sessão ordinária desta manhã de terça-feira (2), na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), a parlamentar pediu sensibilidade da Prefeitura e da gestão da Saúde no município para a situação.

“Exponho essa realidade há um ano e meio. No Bairro dos Novaes, as comunidades Cangote do Urubú, Ninho da Perua e Cabral Batista nem exame para grávidas tem. Fora a população de lá, que há oito meses sofre sem médicos e dipirona nas USFs, também compartilham a mesma problemática os cidadãos do Bairro das Indústrias, Esplanada, do Baixo Roger e do Porto do Capim, no Centro. A própria UPA dos Bancários não está funcionando bem”, salientou Raíssa Lacerda.

Segundo a parlamentar, um ofício recebido da Prefeitura justificou a situação, informando não haver médicos para contratar. “Há muitos médicos recém-formados ansiosos para trabalhar. Ocupo essa tribuna pedindo sensibilidade da Prefeitura e do gestor da Saúde. Quando adentramos nas comunidades, percebemos a realidade diferente de quem depende do serviço público”, lamentou a vereadora.

Outubro Rosa

Raíssa Lacerda ainda lembrou a responsabilidade dos gestores públicos em garantirem o direto que as mulheres têm em realizar exames de mamografia e de ultrasson, em alusão à ‘Campanha Outubro Rosa’, de prevenção e combate ao câncer de mama. “Prevenir e conseguir diagnósticos precoces ainda são as formas mais satisfatórias de tratar e obter cura”, avisou a vereadora.