Vereadora denuncia suposto erro médico na Cândida Vargas e cobra humanização na via de parto

por Clarisse Oliveira — publicado 18/12/2019 14h52, última modificação 18/12/2019 14h52
Colaboradores: Fotos: Olenildo Nascimento
Sandra Marrocos (PSB) ainda cobrou o cumprimento de lei, de sua autoria, que trata dos direitos da mulher parturiente e medidas de proteção contra a violência obstétrica

A vereadora Sandra Marrocos (PSB) denunciou, na manhã desta quarta-feira (18), a ocorrência de suposto erro médico durante o parto da paciente Keliane Neri do Nascimento, na maternidade Cândida Vargas. Segundo a parlamentar, material cirúrgico foi esquecido dentro da mulher, que se encontra com morte cerebral, na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

“Mais uma vez uma mulher é vítima de erro médico na Cândida Vargas. Uma mulher jovem, de 28 anos, que foi para a maternidade simplesmente para parir. Esquecer uma pinça dentro de uma paciente é descuido, desleixo e falta de humanização. Reafirmo aqui a necessidade de humanização da via de nascimento e de incentivo ao parto normal”, afirmou Sandra Marrocos, citando a Lei nº 13.448/17, de sua autoria, que regulamenta os direitos da mulher relacionados ao parto e nascimento e medidas de proteção contra a violência obstétrica.

A parlamentar reforçou que, se a lei estivesse sendo cumprida devidamente, casos como esse poderiam ser evitados. Ela ainda cobrou providências das autoridades responsáveis. “As mulheres do meio popular morrem por falta de atenção. Cobramos do prefeito Luciano Cartaxo e do secretário Adalberto Fulgêncio providências para que outras mulheres não passem pela mesma situação”, exigiu.

Sandra Marrocos solidarizou-se com os familiares da paciente e com o médico, ou médica, envolvido no procedimento. Ela ainda questionou as condições de trabalho fornecidas pela instituição aos seus profissionais.

O vereador Milanez Neto (PTB) se acostou ao pronunciamento da vereadora e aos sentimentos de solidariedade evocados. “Nenhum médico deve ter errado por vontade. Nós somos humanos, foi um erro irreparável. Solidarizo-me com a família da moça. Para mim, enquanto existir vida, há esperança”, afirmou.

Casa de Parto

Sandra Marrocos ainda comemorou a previsão da construção da Casa de Parto na Lei Orçamentária Anual para o exercício financeiro de 2020. Ela explicou que a construção do equipamento já foi objeto de emenda impositiva de sua autoria no ano de 2017. “O que interessa é que a Casa de Parto de João Pessoa será uma realidade. Ela será construída perto da maternidade Cândida Vargas”, comemorou.