Vereadora destaca importância do psicólogo esportivo

por Damião Rodrigues — publicado 14/08/2019 14h36, última modificação 14/08/2019 14h36
Colaboradores: Fotos: Olenildo Nascimento
Helena Holanda (PP) enfatizou que o acompanhamento psicológico pode garantir o desenvolvimento da autoconfiança, o aumento da motivação e a preparação psicológica do atleta e da equipe em função da competição

A vereadora Helena Holanda (PP) usou a tribuna da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), na sessão ordinária desta quarta-feira (14), para destacar a importância da atuação dos psicólogos esportivos na vida dos atletas e das equipes esportivas, sejam amadoras ou profissionais.

De acordo com a vereadora, a Psicologia do Esporte é a ciência que estuda os comportamentos de pessoas envolvidas no contexto esportivo e de exercícios físicos. Helena Holanda ainda destacou que o objetivo do psicólogo do esporte é entender como os fatores psicológicos influenciam o desempenho físico dos atletas e compreender como a participação nas atividades esportivas afeta o desenvolvimento emocional, a saúde e o bem estar dos praticantes.

“O psicólogo esportivo dá grande contribuição às modalidades esportivas do nosso país, sejam profissionais ou amadoras. Nós atletas sentimos muita tensão ao representarmos nosso estado ou instituição nos eventos esportivos. A partir do momento que um técnico nos indica como representante, surge a responsabilidade de lutarmos para alcançar os índices necessários para podermos obter êxito nas competições. Nesse momento, um psicólogo é de grande ajuda para garantir nosso equilíbrio emocional”, arguiu a vereadora.

Helena Holanda enfatizou que o acompanhamento psicológico pode garantir o desenvolvimento da autoconfiança, o aumento da motivação e a preparação psicológica do atleta e da equipe, em função da competição.

“Muitos atletas desistem do esporte por conta do desequilíbrio emocional, seja dele ou da equipe que participa. O atleta precisa aprender a lidar com a ansiedade e responder adequadamente às pressões por resultados. Muitas vezes, o treino é ótimo e o atleta consegue ter um alto rendimento, mas ao chegar na competição não consegue os resultados esperados. Ser atleta mexe com a autoestima, por isso, a inserção de um psicólogo nas equipes esportivas é de grande relevância em nosso país”, defendeu.