Vereadora lamenta resultado negativo do Brasil no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes

por Érika Bruna Agripino — publicado 12/12/2016 22h00, última modificação 05/07/2019 16h16
Colaboradores: Fotos Olenildo Nascimento
“Estamos vivendo um apagão na educação brasileira, um verdadeiro blecaute”, afirmou Eliza Virgínia (PSDB), em seu pronunciamento na CMJP, nesta terça-feira (13)

“Estamos vivendo um apagão na educação brasileira, um verdadeiro blecaute”. Foi com essa avaliação que a parlamentar Eliza Virgínia (PSDB) iniciou seu pronunciamento na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), na manhã desta terça-feira (13). A vereadora comentou o resultado do Brasil no Programme for International Student Assessment (Pisa) / Programa Internacional de Avaliação de Estudantes 2015, divulgado na última terça-feira (6).

Conforme explicou Eliza Virgínia, o Pisa é um teste coordenado pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), aplicado em 70 países, com o objetivo de oferecer um perfil básico de conhecimentos e habilidades dos estudantes e fornecer informações sobre os sistemas de ensino em todo o mundo. A cada três anos, alunos na faixa etária dos 15 anos são submetidos a provas nas áreas de ciências, leitura e matemática.

“A notícia triste é que o Brasil está abaixo da média mínima e ficamos na posição 63 entre os 70 países avaliados. Mais da metade dos nossos alunos não atingiu o nível básico de conhecimento em nenhuma das áreas no Pisa 2015. Isso significa que estamos a uma diferença de três anos de aprendizado em relação aos demais estudantes na mesma faixa etária no mundo. Isso é muito sério, pois significa que nossos jovens não estão em condições de competir internacionalmente”, salientou a vereadora.