Vereadora lembra ‘Dia Nacional do Voluntariado’ falando sobre sua trajetória em ações sociais na Capital

por Damião Rodrigues — publicado 03/09/2019 13h25, última modificação 03/09/2019 13h25
Colaboradores: Fotos: Olenildo Nascimento
Raíssa Lacerda (PSD) apresentou slides com imagens de sua peregrinação no Movimento Voluntariado pelos bairros da cidade

Aproveitando a proximidade com a passagem do ‘Dia Nacional do Voluntariado’, celebrado em 28 de agosto, a vereadora Raíssa Lacerda (PSD) usou a tribuna da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) para ressaltar que sua vida pública iniciou-se como voluntária em ações sociais pelas comunidades da Capital paraibana. Na ocasião, a parlamentar apresentou slides com imagens de sua peregrinação no Movimento Voluntariado pelos bairros da cidade.

“Comecei minha jornada nas ações sociais de nossa cidade com 12 anos, e hoje estou aqui, onde posso fazer muito mais por nossa população, com requerimentos de melhorias para nossa cidade e projetos de lei. Sempre fiz o bem através do social, sem assistencialismo, com amor ao próximo. Muito legal dividir isso com vocês. Mostramos um pouquinho de nossa história, mais de 25 anos de voluntariado”, comentou.

A vereadora ainda anunciou que vai receber pela segunda vez o Troféu Heitor Falcão, considerado uma das mais importantes premiações da sociedade paraibana, criado com o objetivo de reconhecer e homenagear personalidades, instituições e entidades que trabalham em favor da comunidade e contribuem para o crescimento da Paraíba.

Em apartes, os vereadores Humberto Pontes (Avante), Eliza Virgínia (PP), Milanez Neto (PTB), Marcos Henriques (PT), Bruno farias (PPS), Sandra Marrocos (PSB), Lucas de Brito (PV) exaltaram o espírito de solidariedade e luta com que a vereadora Raíssa Lacerda desempenha seu mandato na CMJP. “A senhora é digna de admiração. Nasceu em um espaço que lhe possibilita estar em qualquer outro lugar, mas a senhora escolheu estar na política para fazer ações pela cidade”, destacou Sandra Marrocos.

Dia Nacional do Voluntariado

No Brasil, o dia 28 de agosto de 1985 foi instituído como o ‘Dia Nacional do Voluntariado’ (DNV), por meio da Lei 7.352, sancionada pelo então Presidente da República, José Sarney. A partir desta data, as entidades que trabalham com voluntários celebram anualmente.

Segundo a definição do dicionário Aurélio, “voluntário é aquele que procede espontaneamente, sem coação, movido pela vontade própria” - explicação proveniente da etimologia da palavra latina ‘Voluntariu’. Pode-se dizer que o voluntário surge para suprir algum tipo de necessidade, pois se trata da pessoa que doa seu tempo e habilidade em prol de uma determinada causa, sem receber nada em troca.