Vereadora lembra passagem do Dia Nacional do Forró

por Érika Bruna Agripino — publicado 12/12/2016 22h00, última modificação 05/07/2019 15h49
Colaboradores: Fotos Olenildo Nascimento
“É o nosso ritmo, com a cara do nosso povo, genuinamente nordestino e representante da nossa diversidade”, afirmou Sandra Marrocos (PSB)

A vereadora Sandra Marrocos (PSB) lembrou, em seu pronunciamento na sessão ordinária desta terça-feira (13), na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), a passagem do Dia Nacional do Forró. “É o nosso ritmo, com a cara do nosso povo, genuinamente nordestino e representante da nossa diversidade”, afirmou.

Sandra Marrocos destacou que o povo nordestino historicamente sofre com a seca, mas nunca perdeu a alegria e conseguiu imprimir sua identidade para o mundo através dessa e de outras manifestações culturais.

“Obrigado, forró, por você cantar as lembranças da nossa terra, das nossas fortalezas e, por que não, dos nossos sofrimentos. A sanfona, o zabumba e o triângulo ilustraram, perfeitamente, as histórias de Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, Marinês, Sivuca, a minha e a sua. É nessa simplicidade e alegria que o forró nunca vai deixar de encantar os brasileiros e as brasileiras”, comentou a vereadora.

Em aparte, o vereador Bruno Farias (PPS) corroborou a importância do ritmo para a história não só da Região Nordeste, mas de todo o País. “O forró é um patrimônio imaterial do povo nordestino e brasileiro, traduzindo a cultura mais genuína da nossa terra, cantando nossas tristezas e nossas alegrias e, sobretudo, a força do nosso povo para superar as dificuldades com talento e graça”, elogiou o parlamentar.

O Dia Nacional do Forró é celebrado em 13 de dezembro, e a data foi instituída através da Lei nº 11.176/2005, para homenagear o nascimento de um dos maiores sanfoneiros do Brasil, Luiz Gonzaga, o “Rei do Baião”. Em João Pessoa, o Dia Municipal do Forró é comemorado em 1º de junho, conforme determina a Lei nº 10.876/2006.