Vereadora pede acessibilidade para deficientes e idosos nos espaços públicos

por Haryson Alves — publicado 04/03/2019 15h00, última modificação 06/03/2020 09h15
Colaboradores: Foto: Olenildo Nascimento
Segundo Helena Holanda (Progressistas), apenas adaptar locais não é garantia. É necessário saber como lidar com cegos, deficientes auditivos, autistas e pessoas com mobilidade reduzida.

A vereadora Helena Holanda (Progressistas) cobrou a existência de acessibilidade para os idosos e pessoas com deficiência nos espaços públicos, ao se pronunciar, na sessão ordinária da manhã desta quarta-feira (4), na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP). A parlamentar defendeu a importância de promover o mínimo de acessibilidade para com o próximo, sugerindo que todos deveriam saber como se portar, ao se depararem com uma pessoa cega, com deficiência auditiva, autista ou idosa.

Imaginem se chegassem na Câmara 50 pessoas, dentre elas, autistas, gente com dificuldade de locomoção, auditiva, cegueira e com síndromes de cinco tipos diferentes, todos de uma só vez. Não digo que todo mundo tem que saber Braille [linguagem táctil] nem linguagem de sinais, mas que é importante dar o cotovelo ou o ombro à pessoa cega, para conduzi-la da melhor forma; que é necessário se posicionar à frente da pessoa surda, olhando-a no rosto, pois ela fará a leitura labial do que você disser; que, ao se deparar com um deficiente físico, pergunte se ele quer ajuda”, exemplificou Helena Holanda.

De acordo com a vereadora, a acessibilidade nos espaços públicos não é garantida apenas adaptando-se os locais. “Peço que respeitem o próximo e garantam a acessibilidade. Não construam rampas sem corrimão nem piso antiderrapante. É preciso disponibilizar cadeiras de rodas nos ambientes públicos; dispôr cadeiras de forma a facilitar a passagem de todos; saber como conduzir uma pessoa com dificuldade de locomoção ou com audição reduzida; implantar pisos tácteis, pois eles fazem diferença para garantir a autonomia de muita gente. Acessibilidade não está resumida a apenas alargar portas”, alertou a parlamentar.