Vereadora pede celeridade nas obras de transposição do Rio São Francisco

por Érika Bruna Agripino — publicado 10/10/2016 21h00, última modificação 18/07/2019 17h05
Raíssa Lacerda (PSD) apresentou requerimento destinado a diversas autoridades

A vereadora Raíssa Lacerda (PSD) apresentou, na manhã desta terça-feira (11), na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), um requerimento solicitando a diversas autoridades estaduais e federais celeridade nas obras de transposição do Rio São Francisco. “Temos que cobrar a solução de um problema gravíssimo que está fazendo o sertanejo sofrer, que é a seca”, afirmou a parlamentar em seu pronunciamento na tribuna da Casa.

No documento, Raíssa Lacerda afirmou: “É necessário dar um basta nessa celeuma na conclusão da obra de transposição e solucionar o problema para o qual o projeto foi feito. Nossa população pede socorro, a estiagem vem trazendo gravíssimas consequências para o povo. Quase todos os reservatórios estão secos, e os que ainda têm água estão em risco”.

O requerimento pede auxílio de vereadores de todos os municípios paraibanos, além de deputados estaduais e federais, senadores e ministros, como também do Comitê da bacia Hidrográfica do Rio São Francisco. Em apartes, o vereador Lucas de Brito (PSL) parabenizou a colega pela preocupação com a causa.

[citacao] Demonstra sintonia com os reais problemas do estado e do País. A situação da seca está deixando milhares de pessoas vivendo sob racionamento d'água, em uma nação que tem a maior bacia hidrográfica do mundo [/citacao]

Já Pedro Coutinho (PHS) citou outra consequência da seca no sertão, que é o êxodo rural. “Estive em várias comunidades de pessoas que estavam aqui em João Pessoa correndo do problema da seca no nosso Estado. É uma questão que afeta todos nós, e é necessário prestar atenção para ela ser sanada lá na raiz. A transposição está parada”, reclamou.