Vereadora pede engajamento nos dias do 'Alzheimer' e de 'Luta da Pessoa com Deficiência'

por Rafaela Cristofoli — publicado 20/09/2017 21h00, última modificação 02/07/2019 09h36
Helena Holanda (PP) afirmou que este é o momento de refletir sobre políticas públicas voltadas para os esses desafios

O 'Dia Mundial do Alzheimer' e o 'Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência', ambos instituídos em 21 de setembro, foram temas do pronunciamento da vereadora Helena Holanda (PP), na sessão ordinária da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) desta quinta-feira (21). A parlamentar pediu o engajamento da sociedade na conscientização sobre o Mal de Alzheimer e no aprimoramento de políticas públicas voltadas para as pessoas com deficiência.

“O Alzheimer é uma patologia que não afeta apenas idosos, mas também pessoas de meia idade. Devemos ter a preocupação de começarmos a trabalhar o cérebro desde cedo, porque, apesar dos estudos que buscam a cura estarem avançados, nós ainda vamos levar muito tempo para alcançá-la”, alertou a vereadora.

Helena Holanda ainda reforçou que a sociedade precisa se conscientizar de que as pessoas de meia idade precisam manter a mente ativa e fazerem constantemente exames de investigação neurológica.

Sobre o 'Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência', a vereadora afirmou que trata-se do momento oportuno para que os gestores públicos e os órgãos que trabalham com este segmento tenham um olhar especial sobre o tema. “A pessoa com deficiência tem o direito de ir e vir, tem direito à acessibilidade, à escola inclusiva e a uma saúde de qualidade, já que precisa de acompanhamento contínuo para que tenha condições de melhorar sua qualidade de vida”, defendeu.

Ela ainda convidou a população a participar de uma sessão especial, no dia 29 de setembro, às 9h, na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), que irá debater sobre o tema. “Juntos podemos pensar em meios de ampliar e aperfeiçoar as políticas públicas voltadas para as pessoas com deficiência. Elas precisam ser tratadas com respeito e dignidade todos os dias”, ratificou.