Vereadora presta contas das ações de seu mandato

por Damião Rodrigues — publicado 01/06/2020 15h24, última modificação 01/06/2020 15h24
Colaboradores: Fotos: Juliana Santos
Sandra Marrocos falou sobre seu trabalho no período de isolamento social

A vereadora Sandra Marrocos (PT) prestou contas das ações do seu mandato, na live realizada pelo perfil da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) no Instagram e transmitida também pela Rádio Câmara, 88,7 MhZ, nesta segunda-feira (1). A parlamentar também falou sobre seu trabalho nesse período de isolamento social. A apresentação foi da jornalista Edileide Vilaça.

Sandra parabenizou todos os profissionais pela passagem do Dia da Imprensa celebrado anualmente em 1º de junho. “Tenho clareza da importância da imprensa na garantia do Estado Democrático de Direito e fortalecimento da democracia em nosso país. A democracia fortalecida é um terreno fértil para garantir os direitos das minorias e dos menos favorecidos”, afirmou.

Sandra Marrocos fez questão de se definir como feminista militante na luta pela equidade na sociedade e alertou que a violência contra a mulher aumentou cerca de 20% desde o início do isolamento social. “Comprovadamente houve um aumento da violência contra a mulher. Devido ao isolamento social as mulheres estão passando um tempo maior mais próximas dos seus algozes. As mulheres precisam saber que não estão sozinhas. Existe o número 180 e minhas redes sociais - marrocossandra (instagram) e sandramarrocos(facebook) – que podem contribuir na luta contra essa violência”, afirmou.

Ela comentou sobre uma delegada que está realizando prisões dos agressores de mulheres em São Paulo e anunciou que vai solicitar a mesma ação ao Governador da Paraíba e ao Prefeito da Capital. Segundo a vereadora, a Lei 11.657, de autoria do presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), Adriano Galdino obriga condomínios e conjuntos residenciais da Paraíba a denunciarem à polícia casos de agressões domésticas contra mulheres. A multa por descumprimento é de até R$ 103 mil.

Ações do mandato

A vereadora destacou diversas ações de seu mandato, tais como a Lei 13566/2018 que ganhou o nome Marielle Franco que determina o ensino das noções básicas da Lei Maria da Penha nas Escolas em João Pessoa e o Projeto de Lei (PL) 1855/2020 que assegura o direito à pensão por morte para as (os) dependentes das (os) servidoras (es) públicos municipais de atividades essenciais que vierem a óbito devido ao contágio do covid-19; além o requerimento solicitando da Secretaria Municipal de Saúde uma logística para vacinação dos profissionais que fazem entregas domiciliares pela cidade.

Sandra Marrocos também revelou que está realizando lives em seu instagram, sempre às quartas-feiras a partir das 19h30 para abordar a conjuntura do país e do mundo; além das ações diretamente ligadas ao seu partido o Partido dos Trabalhadores (PT). Ela ainda tem trabalhado junto ao Fórum de revisão do Plano Diretor e do Plano de Mobilidade Urbana da cidade e disse que vai defender o Fundo Municipal de  Urbanização (Fundurb) como investimento para as áreas carentes da Capital; além de lutar contra o aumento abusivo do preço dos alimentos, no período de pandemia.

A vereadora também destacou que a Câmara da Capital continua trabalhando de forma remota, pelas melhorias para população, inclusive liberou R$ 300 mil para compra de respiradores.

Lives informativas e culturais

Com o intuito de se aproximar ainda mais da população, ouvindo suas necessidades para planejar ações benéficas para a Capital e propiciar momentos agradáveis durante a pandemia, a Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) está realizando uma série de ações não presenciais, através de seus veículos e ferramentas de Comunicação. Estão sendo realizadas lives com os parlamentares e com artistas, além de boletins diários sobre o cotidiano da Capital paraibana veiculados na Tv, portal e Rádio Câmara, além do Instagram e Youtube.

A próxima live 'Conversa com Cantoria' é com a cantora paraibana Val Donato, na sexta-feira (5), a partir das 16h30.