Vereadora propõe homenagem da CMJP a médica que relacionou Zika Vírus a casos de microcefalia

por Érika Bruna Agripino — publicado 17/10/2016 22h00, última modificação 18/07/2019 16h20
“Essa profissional do interior da Paraíba foi a primeira pesquisadora a comprovar tal associação”, justificou Eliza Virgínia

A vereadora Eliza Virgínia (PSDB) apresentou, na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), um Projeto de Decreto Legislativo (PDL) para homenagear a médica Adriana Melo, que se destacou nacionalmente por relacionar a contaminação por Zika Vírus ao aumento de casos de microcefalia em bebês no País. A ideia da parlamentar pessoense é conceder à profissional a Medalha Cidade de João Pessoa, maior honraria da Casa Napoleão Laureano.

“Quando o surto de microcefalia explodiu no Brasil, uma médica do interior da Paraíba deu um passo fundamental para esclarecer o mistério sobre a causa da malformação dos bebês. Adriana Melo foi a primeira pesquisadora a comprovar a associação dessa doença com uma síndrome que apavora as gestantes”, lembrou a vereadora.

Segundo Eliza Virgínia, no ano passado, a médica de Campina Grande acompanhou os casos de duas grávidas e suspeitou que estava diante de uma conexão entre a anomalia nos bebês e os sintomas apresentados pelas mães no início da gravidez. Mesmo diante das dificuldades, ela conseguiu levar adiante a tese e a suspeita foi comprovada.

“Essas razões credenciam a doutora a receber desta Casa a Medalha Cidade de João Pessoa, além de merecer nosso profundo respeito e admiração”, completou a autora da propositura.