Vereadora quer incentivo ao plantio de árvores e horta comunitária em JP
Em pronunciamento, a vereadora Sandra Marrocos (PSB) apresentou três Projetos de Lei (PLs) em prol do meio ambiente e destacou a realização de uma sessão especial sobre o Rio Gramame. A parlamentar foi a terceira a se pronunciar na tribuna da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), na sessão ordinária desta terça-feira (14).
Dois PLs apresentados pela vereadora dispõem sobre o plantio de árvores. O primeiro, chamado de “Programa Nova Árvore” que, segundo Sandra Marrocos, visa a garantir que a Capital não perca o título de segunda cidade mais verde do mundo.
“O projeto tem o objetivo de deixar João Pessoa cada vez mais verde. Ele dispõe que, a cada remoção de uma árvore, seja plantada outra da mesma espécie”, explicou. Outro PL dispõe sobre o plantio de árvores nas calçadas e o engajamento de crianças na conscientização ambiental.
Vereadora quer implantar horta comunitária nos bairros de JP
Sandra Marrocos apresentou outro PL para a criação de hortas comunitárias nos bairros da Capital. A parlamentar destacou que a iniciativa traz inúmeros benefícios para a região. “Uma horta comunitária aproveita a mão de obra desempregada do bairro; gera segurança alimentar; promove terapia ocupacional para a pessoa idosa que quiser participar; além de aproveitar áreas que hoje não são utilizadas, mantendo-as limpas”, elencou a vereadora.
Vereadora Sandra Marrocos explicou que hortas comunitárias geram segurança alimentar e promovem terapia ocupacional.A parlamentar explicou que a Secretaria do Meio Ambiente (Semam) seria o órgão a fiscalizar a atividade. Ela sugeriu ainda a concessão de 5% no desconto do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) aos proprietários que cedessem o uso dos terrenos para a horta comunitária.
Sessão Especial para preservação do Rio Gramame
A vereadora anunciou que pretende promover, dia 30 de março, às 15h, uma sessão especial para discutir a situação do Rio Gramame. Segundo Sandra Marrocos, o evento faz parte das ações em comemoração ao Dia Mundial das Águas, celebrado em 22 de março, e vai ser realizada em parceria com a Escola Viva Olho do Tempo, que funciona no Vale do Gramame.
“Água potável é coisa séria. Temos que preservar o futuro da nossa espécie, do nosso planeta e alertar a população”, defendeu Sandra Marrocos, ressaltando a necessidade da preservação do Rio Gramame.