Vereadora quer nome da pifeira Zabé da Loca em feira de artesanato

por Damião Rodrigues — publicado 04/04/2018 21h00, última modificação 14/07/2019 17h29
Iniciativa foi apresentada por Sandra Marracos (PSB) durante a sessão desta quinta (5); parlamentar também apresentou projeto que dispõe sobre regulamentação da diplomação de educadores

Na manhã desta quinta-feira (5), a vereadora Sandra Marrocos (PSB) usou a tribuna da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) para apresentar matérias de autora do seu mandato que tramitam nas Comissões Permanentes da Casa. Uma dispondo sobre a regulamentação da diplomação dos educadores da cidade e outra criando a 'Feira de Artesanato Zabé da Loca'.

“Todas as matérias que trago para esta Casa resultam de discussões que travo com segmentos, categorias e comunidades. Hoje temos dois projetos que comungam com ações que o mandato que represento defende. Um deles é fruto de discussão com educadores e educadoras de nossa cidade e outro é resultado do diálogo com artesãos”, revelou a vereadora.

O primeiro projeto elencado dispõe sobre criação de um arquivo com os diplomas de formação dos profissionais educadores (professores) atuantes nas escolas do município para conferência sobre a adequada formação de cada educador. “Não existe outras categorias se não houver a docência”, afirma. “Mas muitas vezes vemos gente formada em Filosofia ensinando Artes; gente de História ensinando Geografia. Essa é uma luta específica, porque nada é mais justo do que cada profissional ensinando na sua área específica”, argumentou.

O projeto apresentado ainda estipula que os diplomas estejam a disposição da população para futuras consultas, caso os pais e responsáveis queiram tomas conhecimento sobre a qualificação dos profissionais que educam seus filhos.

Geração de emprego e renda

A outra matéria apresentada foi uma Indicação para que o Executivo Municipal crie a 'Feira de Artesanato Zabé da Loca', citando o nome da pifeira que morreu em agosto do ano passado, para geração de emprego e renda para os artesãos da cidade através de uma feira itinerante dessa categoria. Para vereadora, tudo deve ser otimizado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), que deverá dispor da estrutura adequada para montagem de barracas e disponibilidade de pontos de energia elétrica.

Os vereadores Marcos Henriques (PT), Milanez Neto (PTB) exaltaram a ação da vereadora e enfatizaram a importância da matéria na valorização da cultura local e na fomentação de emprego e renda da população principalmente para os artesãos.