Vereadora ressalta desafios das mulheres às vésperas do Oito de Março

por Clarisse Oliveira — publicado 06/03/2019 21h00, última modificação 29/06/2019 12h37
Sandra Marrocos (PSB) destacou lutas como a participação da mulher na política, o feminismo, o combate ao feminicídio e as comemorações do dia da mulher durante o mês de março

Às vésperas da comemoração do Dia Internacional da Mulher, 8 de março, a vereadora Sandra Marrocos (PSB) destacou as lutas que as mulheres ainda enfrentam nos dias atuais, como a participação na política, o feminismo e o combate ao feminicídio. A parlamentar foi a quinta oradora na sessão ordinária da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) desta quinta-feira (7).

Segundo a vereadora, o dia 8 de março não é só de celebração, há de se reconhecer o que as mulheres já conquistaram, mas ainda há muito pelo que lutar. “Nós mulheres ocupando esta tribuna já é motivo para uma celebração. Se não fosse a luta das mulheres, não estaríamos aqui. Há pouco tempo não tínhamos o direito de votar e ser votadas, não podíamos ocupar os espaços públicos”, lembrou.

A parlamentar explicou que o feminismo não é o contrário do machismo, e que o que o movimento prega é a equidade e a igualdade entre os gêneros. “Não estamos vencendo os homens, e nem queremos. Eles não são nossos opositores”, esclareceu.

Sandra Marrocos ainda afirmou que a violência contra as mulheres está se tornando uma epidemia. “Matam mulheres pelo ódio de serem mulheres. Até as mortes decorrentes do tráfico e narcotráfico têm traços de feminicídio”, exemplificou.

A vereadora convocou a população para uma caminhada pela vida das mulheres, marcada para a próxima sexta-feira (8), às 14h. A caminhada começa na Praça Pedro Américo, em frente ao Teatro Santa Roza, com destino ao Parque Solon de Lucena. “Queremos que as mulheres vivam em plenitude”, declarou.

Ainda como parte do calendário alusivo ao Dia Internacional da Mulher, Sandra Marrocos citou a realização de uma sessão especial, dia 26, juntamente com as vereadoras Helena Holanda (PP), Raíssa Lacerda (PSD) e Eliza Virgínia (PP). Na ocasião serão entregues diplomas Ednalva Bezerra a personalidades e/ou entidades que contribuíram com a defesa dos direitos da mulher e das questões de gênero.

Marcos Henriques (PT) afirmou que participará das comemorações alusivas ao Dia Internacional da Mulher e ressaltou que a Reforma da Previdência prejudica as mulheres. O tema vai ser debatido em audiência pública no próximo dia 25..