Vereadora retoma vaga na CMJP e defende facilitação do 1º emprego sem experiência comprovada
Políticas públicas voltadas para a segurança, sustentabilidade e geração de emprego e renda, como a facilitação do primeiro emprego sem experiência comprovada, são algumas das prioridades da vereadora Eliza Virgínia (PP). Ela retomou, nesta quarta-feira (18), suas atividades enquanto parlamentar da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) – vaga ocupada pelo suplente de vereador Marmuthe Cavalcanti (PSD) – após passar quase nove meses como deputada estadual.
“Precisamos de alternativas para garantir trabalho para todos, além de incentivo para que empresas tenham empregados sem exigir experiência na carteira de trabalho. Esta é uma problemática enfrentada pelos jovens e que necessita de políticas públicas direcionadas”, comentou Eliza Virgínia, relatando que volta à Câmara “com a mesma garra, coragem e orgulho de trabalhar para a população da Capital. É uma honra”.
Ao afirmar que sua experiência como deputada lhe deu uma visão mais ampliada dos problemas enfrentados na Paraíba, a parlamentar cobrou ações que sejam direcionadas para as necessidades dos municípios. “Para se ter uma ideia, a Paraíba atingiu o valor de 15% no aumento do desemprego de acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), um índice nacional. Nossa Paraíba é pequena em função dos outros Estados, no entanto, este dado deveria ser índice de grandes Estados”, analisou a parlamentar.
Segundo a vereadora, é necessário haver uma gestão pública embasada na sustentabilidade, retirando as amarras da burocracia para que haja crescimento na Paraíba. “Às vezes, municípios do Sertão paraibano, com as mesmas condições climáticas e geográficas que municípios pernambucanos com os quias fazem fronteira, percebemos diferenças na infraestrutura e desenvolvimento. Vemos que isso é uma diferença de políticas públicas que são empregadas naqueles municípios, que não são efetivadas nos nossos”, alertou Eliza Virgínia.
A vereadora ainda salientou que a Paraíba estaria sofrida na questão que remete à segurança pública. “Como deputada, vi o quanto a segurança está merecendo mais atenção no nosso Estado. A Paraíba está sofrida nesta questão, aqui na Capital mesmo, quantos bancos já não sofreram ataques? Isso prejudica todo o povo, que necessita dos serviços bancários. Além do mais, percebemos um descaso com a diminuição do salário dos policiais, que praticamente dão sua vida, indo à luta diariamente em seus ofícios”, apontou a parlamentar.
Trajetória na Câmara de JP
Por três vezes, Eliza Virgínia ganhou as eleições para vereadora da Capital, tornando-se a mulher com mais votos na Paraíba para o cargo de vereadora. Em 2008, obteve 4.873 votos, em 2012, foram mais de 5 mil, e em 2016, a parlamentar superou a marca de 6 mil votos. Na Casa Napoleão Laureano, militou a favor da educação infantil e da pessoa com deficiência. Em 2009 e 2010, presidiu a Comissão Especial de Educação, em que trabalhou, especialmente, por escolas estaduais e municipais de João Pessoa. Também em 2009, a vereadora viabilizou ações para a Capital com a vinda da ‘Bancada da Vida e da Família’, grupo formado por deputados federais defensores das bandeiras contra o aborto, a favor da família tradicional e da segurança da infância e adolescência.
Eliza Virgínia nasceu em abril de 1972, tem formação em Ciências Contábeis, e é filha do ex-deputado Nivaldo Manoel de Souza, de quem já foi chefe de gabinete. A parlamentar já foi gestora da STR; da Repic (empresa de reciclagem); diretora de Recursos Humanos da Gate; e gerente de Recursos Humanos da PBGás.
Licença da Casa Napoleão Laureano
Eliza Virgínia recebeu, em 21 de julho de 2017, o diploma de posse do TRE-PB como deputada estadual. Ela obteve mais de 20 mil votos nas eleições de 2014 para o Legislativo Paraibano, assumindo, em 1º de agosto de 2017, a suplência de deputada estadual da Paraíba, ocupando a vaga de Tovar Correia (PSDB), momento em que licenciou-se da CMJP.