Vereadora sugere que 'couvert artístico' seja pago diretamente ao artista

por Clarisse Oliveira — publicado 15/10/2018 21h00, última modificação 02/07/2019 10h19
Em pronunciamento na CMJP, Helena Holanda (PP) afirmou que a profissão de músico precisa ser valorizada

'Couvert artístico' é o valor ou taxa cobrada em restaurantes, casas noturnas e estabelecimentos com música ao vivo, shows e demais apresentações artísticas. Este valor é cobrado por estabelecimentos e nem sempre é pago ao artista. A vereadora Helena Holanda (PP) defendeu que o couvert seja pago diretamente ao artista e que haja alguma forma de fiscalização desse pagamento ao trabalhador.

“A cobrança é feita e o pagamento do couvert não é passado para o artista. Nós, que pagamos, precisamos exigir que esse valor seja repassado. O artista, no final do trabalho, não recebe nem 1% do arrecadado com a taxa. Precisamos debater e valorizar o artista”, destacou a vereadora durante pronunciamento na manhã desta terça-feira (16), na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP).

A parlamentar criticou o descaso com a profissão. “Eles, muitas vezes têm que levar seus instrumentos e caixa de som para ganhar R$ 40 por apresentação. É muito pouco”. Helena Holanda destacou que músico é uma profissão como qualquer outra em que se estuda, se especializa e se espera viver da renda proporcionada pelo trabalho na área. Ela ainda ressaltou também os benefícios da música:

“Devemos defender a valorização dos profissionais da música. São pessoas que estudam cerca de seis anos, como qualquer outro profissional. A profissão de músico tem o mesmo valor, peso e potencial de qualquer outra profissão. Sem falar dos benefícios, a música traz emoção, alegria, terapia e autoestima”, declarou.