Vereadora vai combater a dupla função de motorista e cobrador de ônibus
“Estarei colada nos cobradores e motoristas de ônibus. Se depender do meu mandato, o exercício da dupla função nos coletivos não vai acontecer”, afirmou a vereadora Sandra Marrocos (PSB). Ao se pronunciar na sessão ordinária desta quarta-feira (14), na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), a parlamentar ainda criticou a insuficiência da frota de ônibus na Capital, a precariedade do serviço e a falta de um Plano Municipal de Mobilidade Urbana.
“Estão querendo acabar com um trabalhador que é fundamental: o cobrador de ônibus. Se depender do meu mandato, isso não vai ocorrer. Primeiro, porque a atividade gera trabalho. Depois, sabemos que é impossível o ser humano dirigir, cobrar a passagem e dar troco ao mesmo tempo. É uma jornada de trabalho estressante”, enfatizou a vereadora.
Sandra Marrocos comentou que, apesar de ser negociável, a mudança da função de motorista para a de motorista e cobrador seria impositiva e geraria demissões.
[citacao] Os motoristas recebem um adicional de R$ 300,00 no salário para fazer o papel de cobrador também. Esse acúmulo de funções gera risco de morte para todos nos ônibus e no trânsito, sobrecarrega o profissional e acarreta demissões [/citacao]
Na oportunidade, a parlamentar cobrou a implantação na cidade de um Plano Municipal de Mobilidade Urbana e que o serviço de transporte público seja suficiente, ágil e confortável para os cidadãos.
“O que vigora é a lei do sucateamento, a precariedade na estrutura e no serviço, além de quantitativo insuficiente na frota de coletivos. Quero saber o que vai ser feito a respeito do processo de exploração com os motoristas, de demissão com os cobradores e do desrespeito com a população de João Pessoa”, afirmou a vereadora.
No fim de seu discurso, Sandra Marrocos conclamou a população a se posicionar diante da situação e pressionar os setores responsáveis através da mídia. “Convoco todos a participar de programas de rádios e TVs. Digam que não aceitam o acúmulo de função dos motoristas que têm que ser cobradores. Observem que isso põe em risco a vida de muitos cidadãos”, invitou.