Vereadora volta a alertar sobre suicídio e automutilação entre adolescentes
A vereadora Eliza Virgínia (PSDB) tratou, em seu pronunciamento desta quarta-feira (14), na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), sobre a divulgação de imagens incentivando a prática de automutilação e suicídio entre crianças e adolescentes do País. “Temos que identificar e tomar cuidado com o que está acontecendo inclusive aqui na nossa cidade”, observou a parlamentar.
Eliza Virgínia exibiu fotos e vídeos de jovens se cortando com lâminas, preparando situações para se matarem e compartilhando as experiências na internet. Ela destacou que o suicídio é um tabu na sociedade brasileira, mas a temática precisa ser urgentemente discutida.
[citacao] Existe um consenso de que o ato de noticiar o suicídio pode encorajar outras pessoas a cometerem tal ato, mas essa atitude não está funcionando. O Brasil continua subindo no ranking mundial [/citacao]
A vereadora pessoense lembrou que o mês de setembro é voltado para a prevenção do suicídio e cobrou mais atenção de pais, educadores e demais pessoas que convivem com crianças e adolescentes, para prevenção e identificação desse tipo de prática. “Pais, prestem mais atenção nos seus filhos, convivam com eles, sejam amigos deles”, orientou.
Eliza Virgínia ainda revelou que vai elaborar requerimentos questionando os órgãos públicos sobre a capacitação de pessoas que trabalham com crianças e adolescentes para identificar situações de automutilação e outras formas de violência.