Vereadoras debatem nomeação em reitorias de universidades da Paraíba

por Clarisse Oliveira publicado 17/12/2020 15h51, última modificação 17/12/2020 15h51
Colaboradores: Fotos: Juliana Santos
Sandra Marrocos (PT) e Eliza Virgínia (Progressistas) demonstraram posições diferentes sobre a escolha do reitor da UFPB pelo presidente Jair Bolsonaro (Sem partido)

As vereadoras Sandra Marrocos (PT) e Eliza Virgínia (Progressistas) divergiram a respeito da nomeação do novo reitor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Valdiney Gouveia, pelo presidente da República, Jair Bolsonaro (Sem partido), em novembro. As parlamentares usaram a tribuna da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), na sessão desta quinta-feira (17).

Sandra Marrocos comentou o Voto de Aplauso, de sua autoria, ao governador do Estado, João Azevedo (Cidadania), aprovado na sessão desta quarta-feira (16), pela nomeação das professoras Célia Regina Diniz e Ivonildes da Silva Fonseca para a reitoria da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Elas foram as candidatas que encabeçaram a lista tríplice resultante da consulta feita junto à comunidade universitária. A vereadora fez contraponto com a nomeação do reitor da UFPB, que ocupou o terceiro lugar na consulta da instituição.

João Azevedo merece o Voto de Aplauso pela atitude política de respeitar a vontade da comunidade acadêmica e a autonomia da UEPB. Diferente da Universidade Federal, que sofre uma intervenção desse desgoverno que, sem nenhum respeito, nomeou o professor Valdiney, que teve 5% dos votos na consulta”, enfatizou Sandra Marrocos, afirmando que a escolha foi um tipo de golpe.

Eliza Virgínia rebateu o pronunciamento de Sandra Marrocos afirmando que a nomeação do reitor foi totalmente dentro da lei. “Quem tem que respeitar a autonomia são as pessoas que não querem que o professor Valdiney assuma. Não entendo como podem chamar de golpista uma pessoa que foi votada, 5% dos votos são votos, 10% são votos, 40% são votos. Quem tem que respeitar a autonomia do presidente Jair Bolsonaro são as pessoas que estão fazendo balbúrdia se acorrentando e fazendo aglomeração na reitoria, em protestos”, destacou a vereadora, detalhando os dispositivos legais que amparam a nomeação do professor.

A parlamentar progressista ainda defendeu a presença das Polícias Civil e Militar dentro da UFPB e a volta das aulas presenciais na instituição.