Vereadores apreciam 120 matérias durante votação nesta quarta-feira(7)

por Clarisse Oliveira e Damião Rodrigues — publicado 06/06/2017 21h00, última modificação 08/07/2019 15h08
Ao todo, foram votados 113 Requerimentos, duas Indicações, três Projetos de Lei, um Veto e um Projeto de Resolução

Os vereadores da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) apreciaram 120 matérias legislativas na sessão ordinária desta quarta-feira (7). Ao todo foram votados 113 Requerimentos, duas Indicações, três Projetos de Lei (PL), um Veto e um Projeto de Resolução (PR).

Dentre os PLs aprovados, destaca-se o 080/2017, que dispõe sobre a dispensa de parada de ônibus urbanos para passageiros idosos, gestantes e pessoas com deficiência, de autoria da vereadora Raíssa Lacerda (PSD). A medida já existe beneficiando mulheres, a partir das 22h, mas com o novo projeto, a medida pode beneficiar outros segmentos da população.

O PR aprovado foi de autoria do vereador João Corujinha (PSDC) e institui normas de uso de cartão de identificação (crachá) por servidores da CMJP. As Indicações aprovadas sugerem ao Executivo Municipal a criação de benefícios de seguridade social aos Agentes Autônomos de Reciclagem e da Secretaria Municipal de Cultura, propostas pelos vereadores Mangueira (PMDB) e Milanez Neto (PTB), respectivamente.

Entre as solicitações de serviços de melhorias aprovadas em Plenário foram destaque: calçamento, recuperação asfáltica, terraplanagem e pavimentação de ruas da cidade; execução de serviços de limpeza e capinação; revitalização de praças; saneamento básico; desobstrução de galerias e serviços de tapa-buraco em ruas e avenidas da Capital.

Ainda foram solicitadas a intensificação de policiamento e realização de rondas policiais em diversos bairros; melhoria na iluminação, com a substituição de lâmpadas queimadas; a construção de rampas de acessibilidade.

Também foram aprovadas duas sessões especiais: uma, no próximo dia 2 de agosto, em comemoração aos 40 anos da Academia Paraibana de Letras Jurídicas (APLJ) e o centenário de seu fundador, Afonso Pereira; e outra, no dia 30 de agosto, para debater o combate ao fumo.