Vereadores prestigiam inauguração da UPA-E dos Bancários

por Paulo de Pádua — publicado 26/08/2018 21h00, última modificação 02/07/2019 17h18
Unidade de Pronto Atendimento foi aberta nesta segunda-feira (27) e além de prestar serviço ambulatorial, vai contar com atendimento em ortopedia

Vereadores pessoenses prestigiaram, nesta segunda-feira (27), a inauguração da UPA-E (Unidade de Pronto Atendimento Especialidades) Dr. Luiz Lindbergh Farias, no bairro dos Bancários, realizada pelo prefeito Luciano Cartaxo (PV). A solenidade contou com a presença dos vereadores Marcos Vinícius (PSDB), presidente da Casa; Milanez Neto (PTB), líder governista; João Corujinha (PSDC); Luiz Flávio (PSDB); Bosquinho (PSC); João dos Santos; Carlão (PSDC); Damásio Franca (PP); Professor Gabriel (PSD); Chico do Sindicato (Avante) e Thiago Lucena (PMN), além de secretários municipais e representantes do bairro.

Para o presidente Marcos Vinícius, os habitantes da região Zona Sul terão, a partir de agora, um importante equipamento de saúde e um serviço de qualidade para atender várias demandas nas áreas de ortopedia, pediatria, análises clínicas, entre outras. Ele comentou que a nova UPA atenderá, além dos Bancários, principalmente os moradores dos bairros do Castelo Branco, Mangabeira, José Américo e Timbó. “Uma obra extremamente importante que o prefeito entrega na manhã de hoje, deixando a saúde mais próxima das pessoas”, destacou.

O prefeito Luciano Cartaxo destacou que a Capital está hoje coberta em 100% no atendimento de urgência e emergência. De acordo com ele, a implantação dessa quarta UPA demonstra o comprometimento da gestão municipal com o atendimento de qualidade. Na opinião de Cartaxo, a saúde de João Pessoa serve de exemplo para o Estado por atender grande parte dos pacientes de outros municípios. “João Pessoa está mostrando que, com prioridade, investimentos e cuidando das pessoas, a gestão municipal pode avançar na saúde”, enfatizou.

O líder do governo na Câmara, Milanez Neto, disse que a nova UPA representa um grande avanço na melhoria da prestação dos serviços de saúde da Cidade. Ele destacou a importância da nova especialidade, oferecida pela unidade, que é ortopedia, e a quantidade de habitantes que serão atendidos. “Não estamos oferecendo saúde não só a cidade de João Pessoa, mas aos 223 municípios paraibanos que recorrem muitas vezes dos serviços médicos de nossa cidade”, observou.

Professor Gabriel ressaltou que a UPA dos Bancários é a quarta, instalada na Capital, que vem melhorando, consideravelmente, os serviços de saúde para a população. “É uma obra importante e vai atender quem realmente precisa. Principalmente quem não pode pagar plano de saúde”, acrescentou. Segundo Luiz Flávio, que é médico, essa unidade veio para, além de melhorar o setor, expandir a saúde para várias comunidades. “As UPAs estão hoje muito mais estruturadas do que os hospitais”, disse.

João Corujinha disse não ter dúvidas de que a instalação desse novo equipamento de saúde vai desafogar muitos hospitais do município, como o Complexo Hospitalar de Mangabeira Governador Tarcísio de Miranda Burity, mais conhecido como Ortotrauma, e a UPA Célio Pires de Sá, no Valentina. “Agora a cidade está coberta cem por cento e quem ganha com isso é a população. Aquelas pessoas que mais precisam de saúde”, comentou. O vereador Bosquinho também fez questão de destacar a estrutura moderna da nova unidade e qualidade dos profissionais de saúde que foram contratados para atender os habitantes do bairro e outras comunidades circunvizinhas.

Estrutura da UPA dos Bancários

A UPA-E (24 horas) recebeu investimentos da ordem de R$ 6 milhões, foi construída numa área de 2.230 metros quadrados, possui 14 leitos e vai atender, dentro do serviço de urgência e emergência, 200 mil habitantes na região da Zona Sul da Cidade. Além disso, a unidade, que contará com o trabalho de 300 servidores, terá um diferencial das outras UPAs em funcionamento (nos bairros da Oceania, Valentina e Cruz das Armas) que é serviço especializado em ortopedia, atendendo casos de torções, luxações e fraturas, que não precisarem de cirurgias.

A nova unidade recebeu o nome de Dr. Luiz Lindbergh Farias, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados pelo médico a saúde do município. Em nome da família, falou um dos filhos, Carlos Frederico Farias, que lembrou, na ocasião, a preocupação que o pai tinha com a saúde de João Pessoa e agradeceu a homenagem.