Vereadores recebem, na CMJP, representantes do Sindicato Municipal dos Agentes Comunitários de Saúde

por Paulo de Pádua — publicado 15/05/2018 21h00, última modificação 02/07/2019 14h33
Fruto de um diálogo com os parlamentares, agentes irão elaborar uma pauta de reivindicações para apresentar à Prefeitura da Capital

O presidente da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), vereador Marcos Vinícius (PSDB), voltou a receber em seu gabinete, nesta quarta-feira (16), representantes do Sindicato Municipal dos Agentes Comunitários de Saúde de João Pessoa (Simacs-JP). A reunião contou com a presença dos vereadores Milanez Neto (PTB) e Leo Bezerra (PSB), ambos líderes da situação e oposição, respectivamente, Bruno Farias (PPS), Eduardo Carneiro (PRTB) e Tibério Limeira (PSB).

Durante o encontro, o presidente do Simacs-JP, Junio Leandro, solicitou aos parlamentares que intermediassem uma audiência com o prefeito Luciano Cartaxo para tratar de diversos assuntos, como reajuste salarial e melhores condições de trabalho. Milanez e Leo sugeriram que os sindicalistas construíssem uma pauta de reivindicações com as outras duas entidades da classe para que fosse discutida na Casa e, depois, encaminhada ao prefeito.

"O importante é construir uma pauta consensual entre os três sindicatos. Para que, só assim, a gente possa discutir o tema com o prefeito”, afirmou Milanez Neto. Leo Bezerra propôs, ainda, que após a pauta, definida e avaliada pelos vereadores, fosse formada uma comissão na Casa para discutir o assunto com a gestão municipal. “Vamos avaliar todos as reivindicações e levar ao conhecimento dos secretários e do prefeito Luciano Cartaxo”, ressaltou Leo.

O presidente Marcos Vinícios ratificou as propostas e colocou, como sempre, o Poder Legislativo Municipal a disposição de ajudar os anseios da categoria. Entretanto, ele deixou claro que esse debate precisa ser feito com parcimônia e, acima de tudo, com muito diálogo. “Os sindicatos precisam se sentar e estabelecer uma pauta. A partir daí, poderemos dialogar com o Poder Executivo”, frisou.

Também estavam presentes na reunião a vice-presidente do Simacs-JP, Micaeli Santana, além de outros representantes da entidade, como Paulo Romero, Raul José e Halamo Macêdo. Dezenas de agentes comunitários de saúde ocuparam a galeria do plenário da Câmara para protestar e pedir o apoio dos vereadores.

Junio Leandro ficou de se reunir com representantes do Sindicato de Agentes Comunitários de Saúde da Paraíba (Sindacs-PB) e a presidente do Sindicato dos Agentes de Combate às Endemias, Célia Marques, para discutir e definir a o documento com as reivindicações.

Junio disse que os agentes de saúde do município estão com os salários defasados, desde 2014, e que a Prefeitura editou uma Medida Provisória retirando as gratificações da categoria, indicada no edital do concurso.

Os agentes ficaram de retornar à casa na manhã desta quinta-feira (17) para apresentar a pauta consensual.