Vírus H1N1: vereador quer incluir profissionais da Educação no grupo prioritário para receber a vacina
O vereador Raoni Mendes (DEM) solicitou à Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) e ao Governo da Paraíba para incluir os professores e funcionários da rede de ensino público e privado no grupo prioritário que vai receber a vacina contra o vírus H1N1. Segundo a PMJP, a vacinação começa na próxima quarta-feira (13), mas, inicialmente, só serão vacinadas as pessoas com prioridades.
Os grupos escolhidos para a vacinação são formados, atualmente, por gestantes, trabalhadores da Saúde, idosos, puérperas, crianças a partir de 6 meses a menores de 5 anos, portadores de doenças crônicas, população indígena, funcionários do sistema prisional, pessoas privadas de liberdade além de adolescentes e jovens em conflito com a lei.
A campanha só vai abranger essas pessoas, inicialmente, devido ao número de vacinas encaminhadas pelo Ministério da Saúde (MS). Porém, o vereador Raoni Mendes ressaltou a importância das autoridades disponibilizarem a vacina aos trabalhadores da rede pública e privada de ensino.
“Sabemos que a vacina garantida pelo Governo Federal não vai ser suficiente para todas as pessoas. Sem falar que custa caro para que os funcionários possam pagar. Então, nada mais justo incluir a categoria no grupo de prioritários”, explicou o parlamentar.
O parlamentar alertou que, na rede privada, a vacina custa em torno de R$ 120,00 e está em falta em muitos lugares. Raoni ainda destacou a necessidade de vacinar o maior número de pessoas possíveis na Capital. “O nosso Estado tem registrado novos casos e precisamos agir”, salientou.