Escola do Legislativo encerra mais uma turma do Aprendiz de Vereador

por Clarisse Oliveira publicado 22/10/2019 17h35, última modificação 22/10/2019 17h35
Colaboradores: Fotos: Olenildo Nascimento
Estudantes relataram experiências vivenciadas no estágio-visita e contribuições legislativas para a cidade

Os estudantes universitários da primeira turma deste segundo semestre do Aprendiz de Vereador relataram, na manhã desta terça-feira (22), as experiências vivenciadas durante o estágio-visita na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP). O projeto, coordenado pela Escola do Legislativo Celso Furtado da CMJP, tem como base a aproximação entre o meio acadêmico e o Parlamento Municipal.

Os aprendizes desenvolveram atividades supervisionadas junto à Escola do Legislativo, vereadores e profissionais dos gabinetes parlamentares, por um mês. Eles vivenciaram os bastidores do Parlamento Mirim através do estágio-visita, durante o qual foram passadas orientações sobre o funcionamento do processo legislativo e sobre como elaborar leis e ações que contribuam para trazer melhorias para a cidade. Os alunos ainda participaram de visitas institucionais ao Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) e ao Tribunal Regional Eleitoral na Paraíba (TRE-PB).

O diretor da Escola do Legislativo e idealizador do projeto na Casa, vereador Lucas de Brito (PV), disse estar feliz com mais uma turma de estudantes que vivenciaram os gabinetes da Casa e deixaram suas ideias. “A gente fica feliz de ver que vários projetos de lei, requerimentos, iniciativas encampadas por vereadores nasceram das pesquisas e estudos desses estudantes universitários. Faço votos de que o Aprendiz de Vereador continue se fortalecendo”, afirmou o parlamentar, lembrando que o programa começou em seu gabinete e já alcança 12 vereadores.

Para Lucas de Brito, o Aprendiz de Vereador contribui para a desconstrução de um preconceito relacionado à classe política. “Quando as pessoas têm a oportunidade de acompanhar de perto, de ver como as coisas acontecem, o preconceito é desconstruído e a democracia da cidade fortalecida, aumentando a participação e promovendo a transparência”, avaliou.

O estudante de mestrado em Direitos Humanos, Gustavo Costa, corroborou com o pensamento do vereador, quando afirma que o trabalho do parlamentar é bem mais complexo do que a participação do mesmo nas sessões Plenárias, e que isso, em geral, não é percebido pela maioria das pessoas. Ele ainda informou que propôs nomear ruas homenageando João Pedro Teixeira ou Elizabeth Teixeira, que são líderes do movimento camponês na Paraíba.

“Quando a gente participa do Aprendiz de Vereador percebe que, antes de entrar em uma sessão, os parlamentares precisam estudar as pautas que serão votadas; pensar sobre a opinião política deles a partir do seu eleitorado, em cada tema específico a ser votado; ter comunicação com movimentos sociais e sua base eleitoral; e desenvolver um trabalho com os assessores para melhorar a técnica legislativas dos projetos. Toda essa parte que é feita fora do plenário, as pessoas não veem. Quando fazemos o estágio-visita, a gente consegue observar melhor essa atividade legislativa para fora do que é visto”, explicou Gustavo.

O estudante de direito Arthur Lima também relatou como foi sua experiência no estágio-visita. “Apesar de ser uma experiência breve, foi muito enriquecedora, pois conhecemos as sessões plenárias, o funcionamento dos gabinetes, como são elaboradas as leis. Isso ajuda na formação da gente tanto quanto cidadãos, como no estudo do direito”, confidenciou o estudante, afirmando que propôs requerimentos de melhoria da infraestrutura e mobilidade urbana da cidade.

Nova turma tem inscrições abertas

A segunda turma do Aprendiz de Vereador 2019.2 já está com as inscrições abertas para novos participantes. “As inscrições para novas turmas começaram dia 22 e vão até dia 28. Para participar, basta preencher o formulário eletrônico disponível na página da Escola do Legislativo, no site da Câmara, e entregar dois quilos de alimentos em um dos pontos de coleta”, explicou o presidente da Escola do Legislativo, Paulo Eduardo de Sá Barreto.