Parlamentar cobra construção do Hospital da Mulher de João Pessoa

por Damião Rodrigues — publicado 15/08/2019 14h33, última modificação 15/08/2019 14h33
Colaboradores: Fotos: Olenildo Nascimento
O vereador Leo Bezerra (PSB) alegou que a obra foi promessa das campanhas eleitorais do prefeito Luciano Cartaxo (PV)

O vereador Leo Bezerra (PSB) usou a tribuna da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), na sessão ordinária desta quinta-feira (15), para cobrar a construção do Hospital da Mulher da Capital, alegando que a obra foi promessa das campanhas eleitorais do prefeito Luciano Cartaxo (PV). Na ocasião, o parlamentar destacou que, em reunião realizada nesta semana, a Comissão de Constituição, Justiça, Redação e Legislação Participativa (CCJ) da Casa foi favorável a um Projeto de Lei (PL), de sua autoria, autorizando o Executivo a realizar a construção do Hospital.

“O Prefeito Luciano Cartaxo prometeu o Hospital da Mulher em 2012 e ratificou sua promessa em 2016, mas agora alega que não tem orçamento para concretizar a obra. Vejamos: Luciano foi apoiado pelo então prefeito Luciano Agra, então, deveria conhecer a realidade da cidade. Se não sabia, por que prometeu este equipamento tão importante para as mulheres de nossa cidade?”, questionou o vereador.

Leo Bezerra apresentou áudios de campanha de Luciano Cartaxo garantindo, além da construção do Hospital da Mulher, a implementação do programa ‘Saúde É Melhor em Casa’. Em seguida, reproduziu outro áudio com entrevista do prefeito, no qual ele afirma que “nenhum município no país tem condições de abrir um novo equipamento de saúde dessa dimensão”.

O parlamentar sugeriu ao prefeito que sente com os vereadores, em reunião, para que as emendas impositivas sejam destinadas para a construção. “Estamos dando uma nova oportunidade ao prefeito de realizar esta obra. Conseguimos parecer favorável a um projeto de lei que autoriza esta construção. É a chance dele cumprir o que prometeu”, afirmou.

Em seu pronunciamento, o vereador ainda enfatizou que, desde o ano passado, tenta agendar uma audiência com o prefeito Luciano Cartaxo para discutir a implementação do Prontuário Eletrônico na saúde do município e a efetivação das emendas impositivas. Ele apresentou os dois requerimentos encaminhados ao Executivo, em 06 de novembro de 2018, para os quais ainda não obteve resposta.

Apartes

Os vereadores Marcos Henriques (PT) e Tibério Limeira (PSB) enalteceram a luta de Leo Bezerra pela construção do Hospital da Mulher e pela efetivação das emendas impositivas. Já os vereadores Milanez Neto (PTB), Luís Flávio (PSDB), Raíssa Lacerda (PSD) e Lucas de Brito (PV) destacaram que a Maternidade Cândida Vargas é referência nacional, e elencaram algumas ações da atual Gestão Municipal, como a implementação da Casa Mãe Bebê e a construção de mais três Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). “Ninguém poderá construir um equipamento dessa natureza sem investimentos do Governo Federal para garantir a efetivação dos serviços”, disse Luís Flávio.