Vereador cobra respostas da Prefeitura aos trabalhadores da Saúde, ambulantes e guardas municipais

por Haryson Alves — publicado 21/08/2019 15h11, última modificação 21/08/2019 15h11
Colaboradores: Fotos: Olenildo Nascimento
Segundo o líder da oposição na CMJP, Marcos Henriques (PT), o diálogo com a gestão pública pressupõe que haja respostas para as demandas

“Não adianta, dentro de um processo de mobilização, conversar e não resolver”, citou o líder da oposição na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), Marcos Henriques (PT), ao se referir às expectativas dos trabalhadores que dialogam com gestores públicos e aguardam respostas. A esse respeito, o parlamentar falou sobre questões enfrentadas por categorias da Saúde, ambulantes e guardas municipais, durante seu discurso em tribuna, na sessão ordinária da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) desta quarta-feira (21).

“O diálogo é importante e acredito nele. Os trabalhadores não vão mais tolerar esse comportamento de se encontrar, expôr demandas e não haver resoluções. Para os trabalhadores da Saúde, está em negociação uma proposta que leva em conta a data-base, o índice inflacionário do ano e o Plano de Cargos, Carreiras e remuneração (PCCR) da categoria. Fomos recebidos nesta segunda-feira (20) pelo secretário de Administração, Lauro Montenegro, no intuito de que ele possa calcular o impacto do índice de reajuste para todos os servidores da Saúde”, relatou Marcos Henriques.

Além disso, o parlamentar lastimou o tratamento que a Guarda Municipal e os ambulantes estão recebendo da Gestão Municipal. “Vi um ambulante, pai de família, levar um tapa, enquanto sua mercadoria era apreendida. Hoje mesmo puseram agentes da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) para recolher o material de venda dos comerciantes ambulantes. Eles precisam de políticas públicas que funcionem para que possam trabalhar, elas devem ser de inclusão social. No entanto, os trabalhadores estão sendo segregados e deixados sem opções. A Prefeitura precisa ter um olhar mais solidário com os ambulantes”, sinalizou o vereador.

A respeito da Guarda Municipal, Marcos Henriques afirmou que a CMJP discutiu as demandas da categoria, elaborando propostas que, apesar de serem levadas ao Executivo, não foram recebidas ainda. “Isso fez com que mais de 70 guardas municipais se mobilizassem hoje, em ato público, no Paço Municipal, na tentativa de que seja reiniciado o processo de negociação com a Prefeitura, e a categoria possa tratar de assuntos que estão ‘travados’ há mais de oito meses. No entanto, colocaram agentes da Sedurb para se confrontar com os manifestantes. Como se trabalha em cima de uma negociação, se não há um outro polo? Há de haver tolerância”, se solidarizou o líder oposicionista, repudiando o que aconteceu.