Vereador solicita ser recebido pelo prefeito para tratar de emendas impositivas

por Haryson Alves — publicado 17/10/2019 13h55, última modificação 18/10/2019 08h33
Colaboradores: Fotos: Olenildo Nascimento
Leo Bezerra (PSB) lembrou que já fez vários pedidos, oficialmente, na tribuna da CMJP

O vereador Leo Bezerra (PSB) cobrou novamente a execução das emendas impositivas, ao discursar em tribuna, na sessão ordinária desta quinta-feira (17), na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP). O parlamentar ainda fez um apelo para que o prefeito da Capital, Luciano Cartaxo (PV), possa recebê-lo, em reunião.

Fizemos hoje a última leitura do projeto da LOA 2020 e do PPA (2018-2021). Como vice-presidente desta Casa, tenho a responsabilidade de saber se o prefeito vai cumprir as emendas impositivas previstas na peça orçamentária, o que representa 1,2% do orçamento do Município. As emendas de 2017 foram judicializadas. E as emendas de 2018, por que não foram viabilizadas? Pelo fato das mais antigas terem ido pra Justiça, não vão efetivar as novas?”, questionou Leo Bezerra.

O parlamentar relatou que se sente desconfortável ao visitar locais da cidade para onde destinou emendas, a exemplo de Mandacaru, que seria contemplado com calçamento de ruas a partir de uma proposição sua. “Será que vou encaminhar, mais uma vez, verbas para melhorias na cidade e vou ficar como mentiroso? Diz-se que as emendas destinadas ao Hospital Napoleão Laureano foram efetivadas. Onde estão as rubricas? Desafio os colegas parlamentares a trazerem uma rubrica assinada de uma de suas emendas impositivas”, propôs o vice-presidente da CMJP.

Leo Bezerra ainda lamentou o fato de um vereador utilizar a tribuna da Câmara várias vezes para solicitar uma audiência com o prefeito e não ser atendido. “É uma solicitação para conversar sobre uma das maiores conquistas desta Casa, que foram as emendas impositivas. Estou pedindo para dialogarmos, para chegarmos a um denominador comum. Vejo vereadores envergonhados com a não realização de suas emendas. Queremos saber o que é viável, o que a Prefeitura vai poder realizar. Se houve prazos perdidos, vamos negociar, prefeito”, sugeriu.

Apartes

Em aparte, Sérgio da SAC (Solidariedade) sugeriu que Leo Bezerra reúna os vereadores para que a cobrança ganhe mais substância. “Exija também da Mesa Diretora da Casa. Tenho certeza de que, unindo forças do seu mandato com o dos demais demais parlamentares, será possível dialogar”, reforçou.

Já o líder situacionista, Milanez Neto (PTB), elencou alguns exemplos de emendas impositivas que foram efetivadas, citando verbas destinadas para os hospitais Napoleão Laureano e Santa Isabel, além da ordem de serviço para a construção do ginásio poliesportivo dos Bancários, fruto de uma emenda impositiva da vereadora Sandra Marrocos (PSB).