Central de Orientações e Prevenção do Coronavírus muda horário de funcionamento a partir desta quarta

por Damião Rodrigues publicado 01/07/2020 12h20, última modificação 01/07/2020 12h24

01.07.2020 às 12h27

A Central de Orientação e Prevenção do Coronavírus, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da Prefeitura de João Pessoa (PMJP), que já realizou mais de 24 mil atendimentos, passa a funcionar no horário das 7h às 19h, a partir desta quarta-feira (1º), inclusive nos feriados e fins de semana. A Central pode ser acessada pelo telefone (83) 3218-9214.

O atendimento de telemedicina, disponibilizado para a população desde o dia 17 de março, orienta sobre dúvidas relacionadas à Covid-19, na intenção de evitar que pessoas com síndrome gripal sobrecarreguem os serviços de saúde, além de direcionar adequadamente pacientes mais graves para os serviços de referência.

Segundo o coordenador da Residência de Medicina de Família e Comunidade da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e também coordenador do serviço, Felipe Proenço, as pessoas que tiverem necessidade de atendimento nesse horário podem seguir baixando e utilizando o aplicativo Monitora Covid-19. “Nos horários fora do atendimento da Central, o paciente pode acionar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (192) ou o Aplicativo Monitora Covid-19”, explicou.

APP Monitora Covid – Os moradores da Capital que realizarem o cadastro no aplicativo Monitora Covid-19 são monitorados e atendidos pelos profissionais da Rede Municipal de Saúde. O aplicativo funciona como uma sala de situação e permite o monitoramento de casos confirmados, suspeitos e em isolamento domiciliar de forma mais eficaz e dinâmica. O APP já possui versões para IOS e Android e, para baixá-lo, basta digitar “Monitora Covid-19” na loja de aplicativos do celular (Play Store).

No aplicativo, o usuário responde perguntas simples sobre seu estado de saúde diariamente e, se identificado algum sinal de alerta, os profissionais da SMS entrarão em contato para orientar dentro das necessidades do caso. Pelo APP, também é possível o usuário acessar a localização dos serviços de referência para a doença mais perto de sua residência, além de informações sobre medidas de prevenção e cuidados no isolamento domiciliar

Fonte: PMJP (Texto: Carolina Queiroz e  Edição: Andrea Alves)

Imagem: Bené lima