Como o coronavírus é transmitido?

por Clarisse Oliveira publicado 18/03/2020 14h45, última modificação 26/03/2020 11h12
18/03/2020

As investigações sobre as formas de transmissão do coronavírus ainda estão em andamento, mas a disseminação de pessoa para pessoa, ou seja, a contaminação por gotículas respiratórias ou contato, está ocorrendo. Qualquer pessoa que tenha contato próximo (cerca de 1m) com alguém com sintomas respiratórios está em risco de ser exposta à infecção.

Alguns vírus são altamente contagiosos (como sarampo), enquanto outros são menos resistente e com menor poder de contaminação. Até agora os estudos indicam que o COVID -19 apresenta uma transmissão e letalidade menos intensa que o vírus da gripe comum. Porém é sempre importante se precaver.

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como: gotículas de saliva; espirro; tosse; catarro; contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão; contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

O período médio de incubação por coronavírus é de 5 dias, com intervalos que chegam a 12 dias, período em que os primeiros sintomas levam para aparecer desde a infecção.

Fonte: https://paraiba.pb.gov.br/diretas/saude/coronavirus/o-que-e-coronavirus

Arte: Bené Lima