Hospitais da rede municipal de saúde possibilitam contato de pacientes com covid-19 e familiares por meio de videochamadas

por Damião Rodrigues publicado 13/08/2020 12h18, última modificação 13/08/2020 12h18

13.08.2020 às 12h23

Durante este período de pandemia, os familiares não podem acompanhar os pacientes diagnosticados com covid-19 e ficam impossibilitados de fazer visita para evitar a disseminação do coronavírus. Entretanto, os hospitais Prontovida e Santa Isabel, que são referência no tratamento da doença na rede municipal de saúde, possibilitam a realização de videochamadas para aproximar os pacientes e os familiares durante o período de internação.

De acordo com o coordenador de Psicologia do Hospital Municipal Santa Isabel (HMSI), Thomé Xavier, a videochamada é uma das estratégias de intervenção à saúde mental tanto dos pacientes quanto de seus familiares, pois garante o bem-estar psicológico, que é essencial para a eficiência do tratamento clínico. Conforme ele explica, o fortalecimento emocional garante que o paciente dê continuidade ao tratamento em isolamento social e entenda que é um processo temporário.

“Ao realizar a chamada de vídeo, observa-se uma melhora de resposta ao tratamento do paciente de covid-19, visto que a família participa e incentiva na continuidade do tratamento, mesmo o paciente estando em isolamento, sem receber visita no hospital. Além disso, favorece a equipe multidisciplinar quando o paciente fica mais colaborativo”, destacou Thomé Xavier.

Uma das pacientes que tem conversado com a família por meio de chamadas de vídeo é Antônia Maria da Silva, que está há 52 dias internada no HMSI e, desses, 31 dias passou na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). “Para mim, poder ver minha família não tem preço e vale muito a pena, mesmo que seja pela tela do celular. É muito gratificante ver meu marido, minha filha e minha neta, além de matar um pouco da saudade, me ajuda a ter mais vontade de sair curada”, comentou Antônia Maria.

Na unidade hospitalar, existe uma programação diária para as chamadas de vídeo, que são realizadas tanto nas enfermarias, quanto na UTI. “Quando os psicólogos não conseguem realizar as chamadas em horário previamente programado, a equipe de enfermagem realiza num momento de estabilidade no setor. Para que ocorram as videochamadas, a UTI e a equipe precisa estar sem nenhuma intercorrência e o paciente deve estar com quadro clínico favorável e nível de consciência satisfatório”, explicou o coordenador de Psicologia do HMSI.

Para a dona de casa Josimeri Rocha, as videochamadas foram muito importantes para toda a família durante o período em que seu esposo esteve internado no Hospital Santa Isabel. “Aliviava nossos corações e nos deixava mais tranquilos porque podíamos mandar força para ele e também deixá-lo tranquilo, pois ele se preocupava em como estávamos aqui fora. Então esse contato contribuiu muito para a recuperação dele”, relembrou.

Além das chamadas de vídeo com seus familiares, os pacientes recebem apoio psicológico e emocional durante a internação. Para os familiares ficarem informados sobre o estado de saúde do paciente, a equipe multiprofissional informa o boletim médico, diariamente, por meio de ligação telefônica.

HMSI – Com a pandemia do coronavírus, o Hospital Santa Isabel passou a receber apenas casos de covid-19, sendo uma das referências de atendimento para a doença em João Pessoa. Até o momento, o HMSI já atendeu pelo menos 320 pessoas com covid-19.

Prontovida – O Hospital Prontovida foi inaugurado pelo prefeito Luciano Cartaxo, em maio deste ano, exclusivamente para receber pacientes de covid-19. Em quase dois meses de funcionamento, a unidade hospitalar já recebeu mais de 350 pessoas infectadas pelo Coronavírus.

Hospital do Valentina – No Hospital Municipal do Valentina (HMV), referência no atendimento infantil na rede municipal de saúde, as crianças com covid-19 podem ser acompanhadas pelo responsável quando estão em leitos de enfermaria e, por isso, não há o contato com os familiares por videochamada. No caso das crianças que estão em leitos de UTI, a equipe do hospital passa o boletim médico para a família diariamente.

Rede Integrada – Além do Prontovida, HMSI e HMV, o atendimento a pacientes com covid-19 na rede municipal de saúde também acontece em outros serviços, como as quatro Unidades de Pronto Atendimento (UPA), em Cruz das Armas, Valentina, Bancários e Jardim Oceania, que passaram a ser 100% direcionadas para pacientes de coronavírus. Completa a rede de tratamento o Hospital São Luiz e o Hospital Universitário Lauro Wanderley, como unidades credenciadas. Ao todo, são 282 leitos disponibilizados exclusivamente para pacientes de covid-19.

Fonte: PMJP (Texto: Thibério Rodrigues; Edição: Thadeu Rodrigues; Fotografia: Assessoria)