JP inicia reabertura gradual das atividades nesta segunda-feira (15) com Plano Estratégico de Flexibilização de quatro etapas

por Haryson Alves publicado 15/06/2020 11h59, última modificação 15/06/2020 11h59
15/06/2020 às 12h00

Construção civil, concessionárias, revendas de veículos e locadoras, além de empresas de assistência técnica, já podem funcionar com 100% da capacidade na Capital a partir desta segunda-feira (15), seguindo as regras de prevenção ao Coronavírus. É o que prevê Plano Estratégico de Flexibilização, elaborado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) e que contempla um total de dez atividades nesta primeira fase.

Algumas dessas atividades, no entanto, ainda estão condicionadas a limite de capacidade, como as religiosas, que podem funcionar com 30%. Salões de beleza, barbearia e serviços de estética, que só podem atender por hora marcada e sem fila. Já estabelecimentos de varejo, shoppings centers e centros comerciais podem funcionar no sistema de delivery e drive thru. O início do Plano também encerra o isolamento social rígido, com retirada dos pontos de fiscalização.

A Prefeitura de João Pessoa justificou a decisão de flexibilizar as atividades a partir de indicadores de saúde, como a queda na taxa de transmissão de casos, redução na ocupação de leitos de UTI, diminuição na pressão hospitalar nas UPAs e redução no número de mortes provocadas pela Covid-19. A recomendação para que as pessoas continuem em casa e só saiam em caso de necessidade, permanece.

Com relação a outras atividades que não foram contempladas nesta primeira etapa do Plano Estratégico de Flexibilização, como transporte público, esporte profissional, serviços públicos não essenciais, escritórios de profissionais liberiais, aulas presenciais, academias de ginástica, museus, cinemas, teatros, além de feiras livres, ambulantes, praias, parques e praças – estes dependem de novos protocolos para serem incluídos nas próximas etapas. O Plano está organizado em quatro fases.

Plano Estratégico de Flexibilização

Neste sábado (13), o prefeito Luciano Cartaxo apresentou o Plano Estratégico de Flexibilização e garantiu que a primeira fase já tenha início nesta segunda-feira (15). A recomendação para que as pessoas continuem em casa e só saiam em caso de necessidade, permanece. A Prefeitura de João Pessoa justificou a decisão de flexibilizar a partir de indicadores de saúde, como a queda na taxa de transmissão de casos, redução na ocupação de leitos de UTI, diminuição na pressão hospitalar nas UPAs e redução no número de mortes provocadas pela doença.

“Não podemos baixar a guarda, nem relaxar na atenção. Não podemos abrir mão da ciência, da pesquisa, da experiência de outros países. É uma luta onde queremos que todos ganhem, porque só há um inimigo: o novo coronavírus. As batalhas acontecem todos os dias e a guerra não terminou. Vamos dar mais um passo. São muitas frentes, prevenção, cuidados, proteção social aos mais vulneráveis e a flexibilização que vamos iniciar agora”, disse o prefeito.

A flexibilização será adotada levando em conta regras de ouro, válidas para todos os segmentos, como as medidas de distanciamento social, ou seja, 1,5m de distância entre funcionários e clientes, priorização do trabalho remoto para colaboradores de grupos de risco e demarcação de espaços nas filas; medidas de higiene, como espaço adequado para disponibilização de álcool 70% e uso obrigatório de máscaras; e medidas de identificação ativa, o que significa a informação à Secretaria de Saúde sempre que houver sintomas, afastamento dos funcionários com suspeita por até 14 dias e dar preferência pelo trabalho remoto sempre que for possível. Além disso, cada setor deverá seguir protocolos setoriais formulados com representantes das áreas específicas.

O prefeito criou uma Comissão de Estudos para a Flexibilização e coordenou os trabalhos de construção do Plano Estratégico tendo como parâmetros a garantia da manutenção da perspectiva de queda nos novos casos da doença e de diminuição contínua da ocupação de leitos hospitalares. Participaram das reuniões diversas secretarias municipais e representantes do setor produtivo da Capital, com base em critérios sanitários, sociais e econômicos. “Nosso plano é flexível, apresentando datas para as duas primeiras etapas e, posteriormente, tudo vai depender do que alcançarmos neste período. Vamos ampliar a flexibilização de forma segura e, se não respeitarmos as regras e protocolos definidos, podemos retroceder em alguma etapa, levando em consideração nossa prioridade número um, que é a vida”, afirmou o prefeito Luciano Cartaxo.

Etapas da Flexibilização

O primeiro momento de flexibilização, a ser iniciado nesta segunda (15), prevê o fim do isolamento social rígido, com retirada dos pontos de fiscalização, e permite o funcionamento integral dos serviços essenciais. O comércio atacadista, fundamental no abastecimento de outros setores, segue aberto. Construção civil, concessionárias, revendas de veículos e locadoras, além de empresas de assistência técnica, poderão funcionar, seguindo as regras de prevenção. No sistema de delivery e drive thru poderão atuar as lojas de material de construção, serviços de alimentação, óticas e estabelecimentos de varejo. Salões de beleza podem receber um cliente por vez, sempre a partir de agendamento, sem filas. Igrejas podem ser reabertas com apenas 30% dos fiéis.

Como medidas preventivas e forma de preservar o isolamento social, o transporte público seguirá temporariamente suspenso, assim como escritórios de profissionais liberais, serviços públicos não essenciais e a circulação em praias, parques e praças. Feiras livres, comércio ambulante, academias de ginástica, museus, teatros e cinemas, além de atividades presenciais de educação, também seguem fechados. As etapas 2, 3 e 4 serão implementadas com base nos indicadores de saúde, até que a Capital complete o retorno integral à nova normalidade. As medidas serão anunciadas com base em critérios técnicos, sempre a partir da avaliação permanente dos riscos que cada retorno gradual poderá representar.

Fonte: Secom PMJP
Texto: Max Oliveira e Flávio Asevêdo