Mais de 140 feirantes do Mercado Central fazem testes para a Covid-19 e 28 atestam positivo

por Damião Rodrigues publicado 23/07/2020 13h14, última modificação 23/07/2020 13h14

23.07.2020 às 13h15

Para retomar as atividades com segurança, os feirantes do Mercado Central de João Pessoa participaram de uma série de ações de prevenção à saúde nesta quarta-feira (22), no Parque da Lagoa, Centro da Capital. Dentre as ações, medição de temperatura, vacinação contra a influenza e testes rápidos para a covid-19, além de receberem equipamentos de proteção individual (EPIs), como máscaras e protetores facial (face shield). Ao todo, 141 testes foram realizados. Destes, 113 deram negativo (80,14%) e 28 com resultado positivo (19,86%).

A ação é promovida pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio das Secretarias de Saúde (SMS) e de Desenvolvimento Urbano (Sedurb). “Estamos com um cronograma de ações que está sendo realizado durante toda esta semana. Na segunda e na terça, os comerciantes da Feira de Jaguaribe também realizaram testes e 51 dos 439 testes deram positivo. Hoje foi a vez dos feirantes do Mercado Central. Ainda passarão por testes os feirantes do Rangel, Mangabeira VIII, Oitizeiro, Grotão e da Cecaf”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Urbano, Zennedy Bezerra.

Essa ação, que vai abranger os 1.500 feirantes cadastrados na Sedurb, faz parte do plano de preparação para a retomada das atividades nas feiras livres da Capital. “Os feirantes que testaram positivos foram encaminhados à Unidade de Saúde da Família de referência. Já o comerciante que testou negativo já recebeu o crachá da Sedurb comprovando que ele está apto para voltar ao trabalho. É segurança tanto para o feirante quanto para o consumidor que vai precisar ir à feira”, explicou o diretor de serviços urbanos, Joubert Fonseca.

Profissionais envolvidos – A atividade faz parte do Plano Estratégico de Flexibilização da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) e envolve mais de 100 profissionais, entre enfermeiros e técnicos de enfermagem e de apoio da SMS, além de profissionais da Diretoria de Serviços Urbanos e agentes de Controle Urbano da Sedurb.

Cronograma – Nesta quinta-feira (23), 60 feirantes da Feira do Rangel serão atendidos na Escola Municipal Dumerval Trigueiro, localizada no Varjão. Também na quinta-feira, 50 feirantes de Mangabeira VIII devem comparecer à Escola Municipal Afonso Pereira da Silva.  Já os 500 trabalhadores cadastrados na Feira do Oitizeiro devem comparecer na quinta ou sexta-feira (24) à Escola Municipal Castro Alves, em Oitizeiro.

Também na sexta-feira (24), 200 comerciantes da Feira do Grotão serão atendidos na Escola Municipal Antônio Nominando Diniz, bairro Funcionários II, e 150 feirantes da Central de Comercialização da Agricultura Familiar (Cecaf) serão atendidos na própria Cecaf, no bairro do José Américo.

Cronograma das ações:

Feiraslivres Quantitativo dos feirantes Dia e Horário Distritos Locais – Escolas Municipais
Rangel 60 23/07: quinta-feira das 13h30 às 16h. DS II E.M. Dumerval Trigueiro
Mangabeira VIII 50 23/07: quinta-feira das 13h30 às 16h. DS III E.M. Afonso Pereira da Silva
Oitizeiro 500 23/07: quinta-feira das 13h30 às 16h. 24/07: sexta-feira das 13h30 às 16h. DS I E.M. Castro Alves
Grotão 200 24/07: sexta-feira das 13h30 às 16h. DS II E. M. Antônio Nominando Diniz
CECAF 140 24/07: sexta-feira das 13h00 às 16h. DS III CECAF
  • Fonte: PMJP (Texto: Felipe Silveira; Edição: Cristina Cavalcante; Fotografia: assessoria)