Medidas básicas de proteção contra o Coronavírus
Lavar as mãos com frequência
É recomendada a limpeza das mãos com frequência com água e sabão ou álcool em gel. Por quê? Ao lavar as mãos com água e sabão ou passar álcool em gel é possível matar o vírus se ele estiver nas suas mãos.
Adote medidas de higiene respiratórias
Ao tossir ou espirrar, cubra a boca e o nariz com o cotovelo flexionado ou com um lenço de papel. Descarte o lenço de papel imediatamente e lave as mãos com água e sabão. Por quê? Ao cobrir a boca e o nariz durante a tosse ou espirro, evita-se a propagação de germes e vírus. Se você usa as mãos para cobrir a boca e o nariz, pode contaminar os objetos e as pessoas com o toque.
Mantenha o distanciamento social
Mantenha, pelo menos, um metro de distancia entre você e as demais pessoas, principalmente as que tossem, espirram e têm febre. Por quê? Quando alguém com uma enfermidade respiratória, como a infecção pelo Covid-19, tosse ou espirra, projeta pequenas gotículas que contém o vírus. Se você está muito perto dessa pessoa, pode inalar o vírus.
Evite tocar olhos, nariz e boca
Evite o toque das mãos nos olhos, nariz e boca. Por quê? As mãos tocam muitas superfícies que podem estar contaminadas com o vírus. Se você toca os olhos, nariz ou a boca com as mãos contaminadas, pode transferir o vírus da superfície para si mesmo.
Mantenha-se sempre informado e siga as recomendações dos profissionais sanitários
Mantenha-se informado sobre as últimas novidades em relação ao coronavírus. Siga os conselhos médicos e das autoridades de saúde a nível nacional e local como forma de proteção. Por quê? As autoridades nacionais e locais disponibilização informações mais atualizadas acerca do coronavírus e a propagação em sua região. Eles são os interlocutores mais indicados para dar conselhos sobre as pedidas que a população da sua região deve adotar para se proteger.
Fonte: Organização Mundial da Saúde (OMS)
Arte: Bené Lima