Ministério da Saúde esclarece mitos e verdades sobre coronavírus

por Clarisse Oliveira publicado 22/04/2020 10h55, última modificação 22/04/2020 10h54
22.04.2020 às 10h55

No site do Ministério da Saúde, é possível saber se as principais informações que circulam nas redes sociais são verdadeiras ou não. Na aba fake news, há matérias esclarecendo a veracidade de mensagens virais sobre a pandemia de Covid-19, mas principalmente descartando a eficácia do uso de remédios caseiros para a prevenção e cura do vírus. 

Também é possível enviar informações virais com imagens ou textos que tenha recebido nas redes sociais para o número (61) 99289-4640, por meio do whatsapp, para confirmar se a informação procede. O Ministério da Saúde possui áreas técnicas que apuram e respondem se as mensagens são fake news ou não.

Confira alguns dos esclarecimentos:

  • Café previne o coronavírus? Alimentos alcalinos evitam coronavírus? Beber água de 15 em 15 minutos ou Chá de limão com bicarbonato quente curam coronavírus? FAKE NEWS!

Muitas pesquisas estão sendo desenvolvidas para o combate ao coronavírus (COVID-19), entretanto, até o momento, não há nenhum medicamento, substância, vitamina, alimento específico ou vacina que possa prevenir a infecção pelo coronavírus (COVID-19).

  • Fumar aumenta o risco da forma grave de coronavírus? É VERDADE!

Fumar aumenta o risco de desenvolver a forma grave do coronavírus (COVID-19). As pessoas que fumam, independente da idade, fazem parte do grupo de risco.

  • Há vacina ou medicamento para COVID19? FAKE NEWS!

Até o momento, não há nenhum medicamento, substância, vitamina, alimento específico ou vacina que possa prevenir a infecção pelo coronavírus (COVID-19). 

  • Pesquisa publicada por cientistas chineses diz que coronavírus tornará a maioria dos pacientes do sexo masculino infértil? - FAKE NEWS!

O artigo citado está em fase de pré-publicação e não foi revisado pelos pares, portanto tem pouco valor científico no momento. Esse artigo traz dados preliminares sobre a possibilidade de infecção de células do testículo pelo coronavírus (COVID-19), porém menciona que não existem dados suficientes para se estabelecer um risco de esterilidade. Não há comprovação científica da relação causal entre a infertilidade e a infecção pelo coronavírus.

 

As recomendações de prevenção do coronavírus ainda são: 

- Lave as mãos com frequência, com água e sabão. Ou então higienize com álcool em gel 70%.

- Cubra seu nariz e boca com lenço ou COM O BRAÇO (e não com as mãos!) quando tossir ou espirrar.

- Evite contato próximo com pessoas resfriadas ou que estejam com sintomas parecidos com os da gripe.

- Quando estiver doente, fique em casa.

- Evite tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.

- Não compartilhe objetos de uso pessoal (como talheres, toalhas, pratos e copos).

- Evite aglomerações e mantenha os ambientes ventilados.

- Se precisar sair de casa, é recomendável o uso de máscaras de pano caseiras. Aprenda a fazer e manusear uma clicando aqui.

 

Para mais informações, acesse: https://www.saude.gov.br/fakenews

Fonte: https://www.saude.gov.br/

Arte: Bené Lima