PMJP restringe circulação em orlas e parques públicos e já registra índice maior de isolamento

por Clarisse Oliveira publicado 06/05/2020 10h49, última modificação 06/05/2020 10h49
06.05.2020 às 10h50

Nesta segunda-feira (4), a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) publicou o decreto 9.482/2020, que proíbe o estacionamento e a circulação de pedestres e ciclistas nas orlas e parques públicos da Capital com o objetivo de reforçar as medidas de prevenção à Covid-19. 

Depois da medida, o índice de isolamento social nos bairros do Cabo Branco, Tambaú e Manaíra apresentou os melhores indicadores da cidade, com 64,1%, nos dois primeiros, e 58,9% no terceiro, respectivamente. Ainda na tarde segunda-feira e durante toda a manhã desta terça-feira (05), a fiscalização foi intensificada na região, com a presença de agentes da Guarda Municipal, da Semob, da Sedurb, além da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. A capital paraibana registrou 46,4% das pessoas cumprindo o distanciamento, acima da média da Paraíba (45,9%) e do Brasil (45,7%).

O recomendado pelas autoridades sanitárias é de 70%, o que coloca o município em condição de baixa adesão às medidas de isolamento social. De acordo com a secretária de Planejamento (Seplan), Daniela Bandeira, os indicadores mostram que a decisão de restringir o acesso ao Calçadão e à faixa de areia já começou a surtir efeito. “Com a medida, a Prefeitura de João Pessoa reduz ainda mais qualquer possibilidade de aglomeração, ajudando a salvar vidas. Esta é uma luta de todos. O melhor a ser feito agora é ficar em casa e cumprir com as medidas de higiene”, ressaltou a secretária. 

Os bairros de Paratibe (27,5%) e de Barra de Gramame (32,2%) apresentaram os piores resultados das últimas horas. Os índices contribuem para nortear políticas públicas e intensificando o trabalho educativo. “Sempre que observamos o baixo desempenho informamos para a Guarda Municipal e enviamos carros de som para cada região. É uma forma de reforçar a importância do isolamento social no momento de maior propagação da pandemia”, disse Daniela.

Fonte: PMJP